O bartender Albert Coelho, de Belo Horizonte, mais conhecido como Bebeto, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional da ‘Monin Cup 2024′ e representará o País na grande final, em dezembro, na Vila Monin, em Bourges, na França.

Com o tema “Low is More”, a competição desafiou os participantes a criarem coquetéis inovadores, com baixo teor alcoólico ou totalmente sem álcool.

Inspirado em sua própria trajetória na coquetelaria e na evolução da marca desde 1912, Bebeto elaborou um drinque low ABV com cachaça, com teor alcoólico menor ou igual a uma cerveja (6,47%).

O coquetel Percurso, antes de ser preparado, tem seu gelo defumado com madeiras de frutíferas, combinando xarope Monin Abóbora com especiarias, Pure de Pêssego e Damasco sem açúcar, conserva de cúrcuma e, como estrela, cachaça mineira envelhecida em amburana. A técnica de defumação, influenciada por sua vivência nos EUA, foi um dos destaques do coquetel, impressionando o júri.

“Percurso celebra a simplicidade e a autenticidade, mostrando que grandes sonhos podem surgir de ingredientes simples. As notas frutadas da abóbora, pêssego e damasco simbolizam minha vontade de alcançar o mundo, assim como a Monin fez em seus 112 anos de história”, diz ele.

“O gelo defumado harmoniza com o amadeirado da cachaça, enquanto a conserva de cúrcuma evidencia a força de minhas raízes, impulsionando-me a representar meu país em uma competição internacional”, complementa.

A jornada de Bebeto na coquetelaria começou em 2016. Logo ele mergulhou de cabeça no universo da cachaça, trabalhando por cinco anos no renomado Lamparina Cachaçaria, em Belo Horizonte, onde atuou tanto como bartender quanto como chefe de bar, aprimorando suas habilidades e desenvolvendo um profundo amor pela bebida. Desde 2020, é sommelier de cachaça formado pela ABS.

“Esta é a terceira vez que participo da Monin Cup. Levar um coquetel com cachaça, um destilado tão especial para mim e para o nosso país, para uma final mundial é a realização de um sonho”, comemora.

Os bartenders José Henrique Vilela, de Campo Grande (MS), e Ruan Pablo Roza, de Curitiba (PR), também se destacaram com suas criações originais e saborosas, os coquetéis Terroir Sul  e o NOVO, garantindo o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A final nacional, realizada no dia 2 de setembro no bar Exímia, contou com um júri de peso, composto por nomes como Júlia D’Alessandro, mixologista da Monin Brasil, Néli Pereira, renomada jornalista e mixologista, os mestres da coquetelaria Marcelo Serrano, Márcio Silva e Michel Felício do Bottega 21.  A avaliação considerou a apresentação do candidato, a organização da bancada, as habilidades técnicas, a aparência, o aroma, o sabor, o equilíbrio, a originalidade do coquetel e a sua conexão com o tema ‘Low is More’.

Em sua quarta edição, a ‘Monin Cup’ consolida-se como uma das principais competições de coquetelaria do mundo, reunindo jovens talentos que buscam inovar e criar experiências para os amantes de bebidas. O tema deste ano acompanha a tendência de coquetéis com baixa graduação alcoólica ou sem álcool, que tem ganhado cada vez mais destaque, refletindo a mudança de preferências dos consumidores.  

“O crescimento da coquetelaria low e no ABV abre portas para a criatividade dos bartenders, permitindo que explorem diferentes sabores e técnicas. É uma oportunidade para a mixologia se reinventar e atender às novas demandas do público jovem”, afirma Rafael Pizanti, Gerente de Inovação em bebidas e Mixologista da Monin Brasil. 

Confira as receitas dos 3 coquetéis:

Coquetel Percurso

Bebeto dos Santos 

O coquetel Percurso tem como base a cachaça mineira envelhecida em amburana, com suas notas defumadas e complexas, em uma combinação harmoniosa de sabores, que inclui o Xarope Monin Abóbora, o Pure Monin de Pêssego e Damasco, e a água de conserva de cúrcuma.

Coquetel Terroir Sul

José Henrique Vilela  

O Terroir Sul é um coquetel que explora a combinação de frutas tropicais, vinhos brancos e notas florais complexas. A doçura do melão, a acidez da maçã verde e o perfumado sabor da flor de sabugueiro são equilibrados pela complexidade da redução de Chardonnay e pela mineralidade do Pinot Grigio. A carbonatação suave e as notas cítricas finalizam a bebida com um toque refrescante.

Coquetel NOVO

Ruan Pablo Roza 

O NOVO é um coquetel fácil de preparar e com um sabor marcante. A combinação do shissô verde, Jerez Tio Pepe e sabugueiro cria uma base aromática complexa, enquanto o chocolate branco adiciona um toque cremoso e inovador.