Tradicionalmente, mesmo com as facilidades modernas, cozinha-se muito no Natal. Por isso, organização é fundamental para evitar dor de cabeça e estresse. O site Keep The Faith fez um apanhado de dicas para facilitar o processo e garantir que a ceia seja um sucesso. Veja como cozinhar para o Natal sem passar nervoso:

+Nem só de peru se faz o Natal: conheça 20 comidas natalinas populares no mundo
+5 erros comuns para evitar ao assar o peru e as aves natalinas
+Chester, peru, fiesta, frango: conheça as aves que brilham no Natal

1. Organize-se com antecedência

Isso deve estar no topo da lista e é a dica mais importante. Nos dias que antecedem o Natal, certifique-se de ter absolutamente tudo o que precisa com antecedência – desde o óbvio, como assar as batatas e gelar as bebidas, até verificar se tem óleo e gás suficientes para cozinhar. Ninguém merece parar o preparo do peru por que o gás acabou, né? Se puder, faça todas as compras de comidas e bebidas até alguns dias antes da véspera do Natal, evitando deixar tudo para a última hora, quando os mercados estão lotados e pode faltar justamente aquele ingrediente que você mais precisa.

2. Planeje o menu

Sim, a lista de ingredientes é importante, e o planejamento do menu é mais ainda! Coloque tudo no papel: o que será consumido no café da manhã, almoço e jantar dos dias festivos, como Natal e Réveillon, e até para os dias de férias, se for o caso. Depois de elaborar o menu, faça uma lista completa de todos os produtos e bebidas de que irá precisar.

3. Comece cedo

Planeje sua agenda direitinho, incluindo momentos de sair às compras, cozinhar, etc. E faça isso com o máximo de antecedência que puder. Algumas pessoas tiram alguns dias de férias anuais para passar as festas mais tranquilamente, adiantando tudo o que for possível para relaxar na ceia junto com os convidados.

4. Peça ajuda

Cozinhar para o Natal pode ser uma tarefa gigantesca, então não se acanhe de pedir ajuda e de dividir funções. Pode ser interessante delegar alguns pratos para cada membro da família, assim uma pessoa não precisa ficar com todo o trabalho. E se algum convidado quiser trazer algo, aceite. Além de simpático, ajuda demais.

5. Organize a geladeira

Ponto importantíssimo e que muita gente esquece: antes de fazer as compras de Natal, é uma boa ideia organizar sua geladeira. Certifique-se de jogar fora qualquer coisa que esteja vencida. Passe o pente fino também em vidros de geleia, potes de condimentos velhos, etc. Isso garante que você tenha espaço suficiente na geladeira para toda a comida de Natal que precisa ser refrigerada.

6. Compre com antecedência

Algumas pessoas gostam de deixar tudo para a última hora. No entanto, isso pode causar muito estresse desnecessário, além de compras por impulso, o que significa mais estresse e mais gastos. Então, compre ou encomende tudo de que precisa pelo menos uma semana antes do Natal, ou alguns dias, se a ceia for pequena e para pouca gente. Hoje em dia há muitas facilidades, dá para fazer o pedido pela internet e receber em casa tudo o que não for perecível ou até carnes congeladas. Deixe para comprar ervas, legumes, verduras folhosas, creme fresco, carnes in natura, etc, alguns dias antes da ceia (só lembre de calcular o tempo de marinada, necessária para alguns cortes, como os suínos, e as aves maiores).

7. Deixe a mesa arrumada

Colocar a mesa com antecedência pode economizar tempo e estresse. Se isso não for possível, ao menos coloque todas as decorações e itens natalinos em um só lugar, para facilitar o acesso quando tudo estiver pronto para enfeitar a mesa.

8. Cheque os equipamentos

Muito chato ter de assar um peru e uma ave natalina e só ter uma assadeira, certo? Para evitar esse tipo de situação, certifique-se de que assadeiras, refratários, pratos de servir, tigelas e travessas suficientes para acomodar lindamente todas as comidinhas. Um rolo extra de papel-alumínio e de papel-manteiga serão muito úteis tanto para preparar os assados quanto para manter as comidas quentinhas até a hora de servir. Além disso, verifique se as facas estão bem afiadas, pois isso facilita e agiliza o preparo dos alimentos. Uma boa ideia é manter alguns recipientes descartáveis, como marmitinhas e garrafas plásticas, para que os convidados possam levar as comidinhas que sempre sobram, sem ter de devolver o tupperware depois.

9. Sujou, lavou

Muitas pessoas usam todas as panelas, frigideiras, colheres e espátulas na cozinha quando estão fazendo um jantar especial. E isso é super normal, o único problema é deixar toda a louça acumulada para depois. Em vez disso, otimize o trabalho e lave a louça em etapas, à medida em que forem usadas. Siga o lema: sujou, lavou. Alguns membros da família odeiam cozinhar, mas ficam felizes em lavar a louça, então aceite ajuda se algum conviva estiver disposto a cumprir essa tarefa. Se tiver máquina de lavar louça, melhor ainda: vá colocando as louças sujas assim que forem usadas, um pouco por vez. Facilita demais e não estressa ninguém.

10. Prepare o forno

O seu forno será mais utilizado nesta época do ano, pois muitos pratos principais clássicos de Natal e Ano Novo são assados. Por isso, antes de começar, certifique-se de que está tudo funcionando e limpo. Dessa forma, você garante que nenhum dos pratos ficará torrado nem malcozido.