26/01/2022 - 13:32
Não me canso de visitar Arraial d’Ajuda, redescobrir as opções do destino e conhecer novas histórias do distrito de Porto Seguro, considerado a Terra Mãe do Brasil. Já listei aqui alguns destaques anteriormente, mas sigo me surpreendendo.
A Pousada Amarilis
A rua Nova é o novo endereço para descobrir em Arraial d’Ajuda. Charmosos restaurantes com varandas e mesas na calçada, lojinhas e música ao vivo garantem o agito. Porém, ainda é ponto de pouca aglomeração, principalmente, comparado com a já famosa rua Mucugê. Outra grata surpresa é a hospedagem na Pousada Amarilis, toda reformada e moderninha, com um excelente café da manhã incluso e suítes confortáveis com ar-condicionado e frigobar. Os preços variam, claro, de acordo com a temporada, mas são bem acessíveis. E a localização, perto do centro histórico e comercial, é excelente.
Rota radical com quadriciclo (e Heineken)
A primeira vez pilotando um quadriciclo a gente nunca esquece! E, de fato, a experiência da Quadritur é radicalmente fantástica. Além de contemplar as belas praias, o passeio inclui se aventurar no meio da natureza exuberante por cerca de 4h sobre rodas – e longe delas também. É possível fazer uma parada na Árvore de Heineken, onde há uma mercearia bem no meio da mata, e em cabanas à beira-mar para mergulhar ou petiscar. Para pilotos de primeira viagem, como esta jornalista, não há com o que se preocupar: responsabilidade ambiental e segurança fazem parte do treinamento passado pela equipe aos turistas antes e durante a atividade.
Cervejaria Artesanal Arraial d’Ajuda
Outra dica imperdível é a visita à cervejaria artesanal de Arraial d’Ajuda. Em um próximo post, vou detalhar essa imersão fantástica no mundo da fabricação de largers, IPAs e outras variedades. Mas já adianto que o Léo, sócio-proprietário da marca, é um cara sensacional e vive rodando com sua kombi de chope por Porto Seguro.
Quando o assunto é a gastronomia, sempre há novidades. Até mesmo os restaurantes já famosos e que são destaques do Festival Gastronômico Esquina do Mundo, que acontece anualmente em novembro, não param de inovar. E não me canso de prestigiar.
Para se hospedar e se deliciar com os elaborados pratos (e as histórias) do querido casal José e Ana, não deixe de passar no complexo Villa Zena. Seja com os pés na areia da praia Araçaípe ou no restaurante coberto, camarões, saladas requintadas, vinhos ou aquela cerveja bem gelada não faltam.
Ao lado, o Corujão segue como um dos clubes de praia (com Dj, drinks e delicioso ceviche de camarão) mais disputados entre os turistas.
Dois locais especializados em hospedagem de alto padrão também enchem os olhos (com a vista privilegiada para o mar) e a boca: o Maitei (foto destaque) e o Hotel Paraíso do Morro.
Se deu vontade de ficar na praia da Pitinga, indico os deliciosos peixes assados e drinks da Maré Beach Bar. Aliás, vale a pena procurar pelo Edu, proprietário do local, para bater um papo sobre a região.
Música e dança não faltam
Na região mais badalada da Mucugê, valem ainda as visitas ao novíssimo Octo Cozinha do Mar, na musical Praça Caminho do Mar (para provar os pratos com polvo), ao chiquérrimo Le Fantastique, que tem apresentações internacionais de tango e outros estilos ao vivo, ao Morocha Club e ao prestigiado Don Fabrizio, que dispensa apresentações.
(*) Da redação Menu