Coluna

12 surpreendentes opções para comer, curtir e descansar em Arraial d’Ajuda

10 surpreendentes opções para comer, curtir e descansar em Arraial d'Ajuda
10 surpreendentes opções para comer, curtir e descansar em Arraial d'Ajuda

Não me canso de visitar Arraial d’Ajuda, redescobrir as opções do destino e conhecer novas histórias do distrito de Porto Seguro, considerado a Terra Mãe do Brasil. Já listei aqui alguns destaques anteriormente, mas sigo me surpreendendo.

A Pousada Amarilis

A rua Nova é o novo endereço para descobrir em Arraial d’Ajuda. Charmosos restaurantes com varandas e mesas na calçada, lojinhas e música ao vivo garantem o agito. Porém, ainda é ponto de pouca aglomeração, principalmente, comparado com a já famosa rua Mucugê. Outra grata surpresa é a hospedagem na Pousada Amarilis, toda reformada e moderninha, com um excelente café da manhã incluso e suítes confortáveis com ar-condicionado e frigobar. Os preços variam, claro, de acordo com a temporada, mas são bem acessíveis. E a localização, perto do centro histórico e comercial, é excelente.

Rota radical com quadriciclo (e Heineken)

A primeira vez pilotando um quadriciclo a gente nunca esquece! E, de fato, a experiência da Quadritur é radicalmente fantástica. Além de contemplar as belas praias, o passeio inclui se aventurar no meio da natureza exuberante por cerca de 4h sobre rodas – e longe delas também. É possível fazer uma parada na Árvore de Heineken, onde há uma mercearia bem no meio da mata, e em cabanas à beira-mar para mergulhar ou petiscar. Para pilotos de primeira viagem, como esta jornalista, não há com o que se preocupar: responsabilidade ambiental e segurança fazem parte do treinamento passado pela equipe aos turistas antes e durante a atividade.

Árvore de Heineken na rota da Quadritur

Árvore de Heineken na rota da Quadritur

Cervejaria Artesanal Arraial d’Ajuda

Outra dica imperdível é a visita à cervejaria artesanal de Arraial d’Ajuda. Em um próximo post, vou detalhar essa imersão fantástica no mundo da fabricação de largers, IPAs e outras variedades. Mas já adianto que o Léo, sócio-proprietário da marca, é um cara sensacional e vive rodando com sua kombi de chope por Porto Seguro.

Aula com degustação na Cervejaria Arraial d'Ajuda

Aula com degustação na Cervejaria Arraial d’Ajuda

Quando o assunto é a gastronomia, sempre há novidades. Até mesmo os restaurantes já famosos e que são destaques do Festival Gastronômico Esquina do Mundo, que acontece anualmente em novembro, não param de inovar. E não me canso de prestigiar.

Para se hospedar e se deliciar com os elaborados pratos (e as histórias) do querido casal José e Ana, não deixe de passar no complexo Villa Zena. Seja com os pés na areia da praia Araçaípe ou no restaurante coberto, camarões, saladas requintadas, vinhos ou aquela cerveja bem gelada não faltam.

Porções e vinhos no Villa Zena Pousada e Restaurante

Porções e vinhos no Villa Zena Pousada e Restaurante

Ao lado, o Corujão segue como um dos clubes de praia (com Dj, drinks e delicioso ceviche de camarão) mais disputados entre os turistas.

Dois locais especializados em hospedagem de alto padrão também enchem os olhos (com a vista privilegiada para o mar) e a boca: o Maitei (foto destaque) e o Hotel Paraíso do Morro.

Se deu vontade de ficar na praia da Pitinga, indico os deliciosos peixes assados e drinks da Maré Beach Bar. Aliás, vale a pena procurar pelo Edu, proprietário do local, para bater um papo sobre a região.

Música e dança não faltam

Na região mais badalada da Mucugê, valem ainda as visitas ao novíssimo Octo Cozinha do Mar, na musical Praça Caminho do Mar (para provar os pratos com polvo), ao chiquérrimo Le Fantastique, que tem apresentações internacionais de tango e outros estilos ao vivo, ao Morocha Club e ao prestigiado Don Fabrizio, que dispensa apresentações.

Ambiente do sofisticado Le Fantastique e ceviche de camarão do Corujão

Ambiente do sofisticado Le Fantastique e ceviche de camarão do Corujão

(*) Da redação Menu

 

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio