16/02/2023 - 18:59
O freezer é um grande aliado de quem cozinha com regularidade em casa. O site Tasting Table fez uma seleção incrível de comidinhas e ingredientes para ter sempre congelados. De ervilhas a caldos caseiros e carnes desfiadas, esses produtos ajudam a evitar o desperdício de alimentos e ainda facilitam a vida na hora das emergências domésticas. Veja abaixo o que você deve ter sempre no freezer para preparar várias refeições gostosas, saudáveis e mais práticas:
+Dez coisas que você está fazendo errado com comida congelada
+Aprenda a usar o freezer como aliado
Manteiga composta
Manteiga temperada com mostarda, alho picado, ervas frescas e especiarias é uma maravilha para ter no freezer. Elas podem tanto ser descongeladas e servidas na tábua de petiscos como virar molhos para massas e até carnes.
O céu é o limite quando se trata de fazer manteiga composta, que normalmente usa uma combinação de ervas, especiarias e outros aromáticos, como alho ou cebola. Para variar, a melhor manteiga composta do chef Ed Lee para servir com um bom bife grelhado leva açúcar, flocos de pimenta coreana picante e uma pitada de óleo de gergelim e shoyu. Congele em recipientes para gelo ou enrolada em papel alumínio.
Queijo ralado
Sabe aquele pedaço de parmesão que está dando sopa, e ressencando, na geladeira? Rale tudo e congele. O queijo ralado de saquinho, pronto para consumo, até quebra um galho, mas tem um sabor menos agradável que o queijo ralado na hora e, ainda, vem com conservantes, aditivos e muito sal. Ralar um naco de queijo você mesmo significa agregar mais sabor aos pratos. Além do parmesão, outros queijos também podem ser ralados e se mantêm excelentes no freezer, como cheddar, suíço, meia-cura, muçarela, etc. Embale-os e guarde-os no congelador para facilitar a vida na próxima vez que quiser fazer macarrão com queijo ou pizza caseira.
Caldos caseiros de vegetais e de carnes
Se você já sabe como estocar bem o seu freezer, provavelmente tem uma variedade de carcaças e ossos de frango prontos para fazer um caldo ou caldo caseiro. Preparar uma grande quantidade de caldo de uma só vez, e congelar tudo em potes, é a alternativa mais saudável e saborosa para enriquecer sopas, cozidos, ensopados e molhos sem apelar para os caldos prontos, em cubinhos, em geral ricos em sódio e gorduras. Para fazer um caldo simples, é só cozinhar legumes e temperos, como cenoura, cebola, salsão, alho-poró, salsinha, sal e pimenta-do-reino, até reduzir um pouco, peneirar, resfriar o líquido e congelar. Os caldos com carnes podem ser feitos com ossos de boi, asas ou carcaça de frango, etc.
Farinha de rosca
Nunca mais jogue pão velho no lixo. Em vez disso, faça sua própria farinha de rosca e congele para usar no próximo preparo de milanesas e gratinados. Para isso, corte o pão em fatias, torre um pouco no forno e bata tudo no processador de alimentos ou no liquidificador. Depois, é só guardar a farinha em sacos bem fechados ou potes que vão ao freezer. A farinha de rosca pode ser usada em vários pratos, como almôndegas, berinjela à parmegiana, filé de frango frito, bife à milanesa, bolinhos… Para adicionar sabor à farinha de rosca, acrescente ervas picadas, alho ou raspas de frutas cítricas.
Azeite com ervas
Algumas ervas não duram muito tempo na geladeira e ficam com as folhas escurecidas rapidamente, como é o caso do hortelã, do manjericão e do coentro. Uma boa maneira de preservar o sabor e a cor das ervas é infundi-las em um óleo, como o azeite de oliva, e congelar a mistura em potinhos. O óleo protege a erva do ambiente hostil do freezer e, por sua vez, adquire o sabor fresco das ervas. Para preparar seu azeite de ervas, aqueça levemente o óleo com a erva de sua preferência, despeje em formas de cubos de gelo e congele.
Para evitar que os cubos adquiram sabores estranhos do freezer, algumas ervas mais suaves, como coentro ou cebolinha, se beneficiam de um escaldamento rápido e choque térmico em água gelada para garantir totalmente que não haja perda da cor. O óleo com manjericão é delicioso em uma pizza ou com salada de tomates, e o óleo de tomilho ou alecrim pode ser usado para marinar azeitonas para um aperitivo rápido e sofisticado.
Grãos cozidos
Dependendo do tipo, pode levar até uma hora (ou mais!) para cozinhar os grãos no fogão, como feijões e grão-de-bico. Para facilitar a vida na cozinha, vale cozinhar 1 quilo de grãos de uma vez (previamente deixados de molho e escorridos), até ficarem macios, depois resfria-los e congelá-los em porções menores. Na hora da refeição, é só temperar os grãos ou usá-los para outros preparos. O grão-de-bico fica excelente para fazer homus, uma pastinha com tahine, limão, azeite e alho. E o feijão, que o brasileiro ama, é só temperar na hora com um bom refogado.
Massa de torta e biscoito
Fazer massa de torta dá trabalho, como se sabe. Mas o truque é que elas congelam superbem, aumentando sua vida útil. Ter algumas bolas de massa rica em gordura, como a massa podr ou a de biscoito amanteigado, é um salva-vidas na hora que a visita inesperada chega para o jantar. Se tiver um recheio pronto e congelado, como de frango e de palmito, também ajuda muito. Outra opção é assar muitas tortas de uma vez, em porções menores, e congelar a torta já pronta. Dessa forma, é só aquecer no forno que ela ficará como se fosse feita na hora.
Frango ou carne cozida
Uma das melhores maneiras de se preparar para o futuro é cozinhar um pouco mais de peito de frango ou carne moída ao preparar uma refeição. Carnes e aves cozidas em cubos também são ótimas opções, assim como frango desfiado, que vira recheio de panqueca, torta, escondidinho, fricassê… Sobras de pratos prontos, como almôndegas ou bife à milanesa, também congelam superbem e podem virar acompanhamento de uma refeição sem grande esforço.
Bolos
As fatias de bolo conservam-se muito bem no congelador, se devidamente embaladas. Se você tiver espaço, congele pequenos bolos de sabor neutro, como baunilha ou chocolate, e terá bases para improvisar um bolo de aniversário de última hora, acrescentando apenas recheio e cobertura. Depois de pronto, o bolo congelado pode ser usado de outras formas também: cortados em formatos menores ou esmigalhados para misturar com doce de leite, enrolado e passado no chocolate, para fazer cake pops.
Vale congelar bolos em miniatura, como cupcakes, que precisam apenas ser ligeiramente aquecidos para fazer o café da manhã mais feliz. Bolo gelado também pode ser facilmente congelado, mas você provavelmente vai querer adicionar uma camada extra de cobertura para obter os melhores resultados visuais.
Purês de legumes e frutas
Um ótimo purê caseiro é ótimo para ter no freezer, pois acompanha diferentes tipos de refeições. Sempre que você se der ao trabalho de fazer purê de vegetais ou frutas, pode guardar uma xícara ou mais para receitinhas futuras. Alguns tipos, como o de abóbora, cenoura e couve-flor, congelam melhor do que os de batata (nesse caso, a textura muda um pouco, ficando granulada depois de congelada). Purê de banana também é uma boa ideia para congelar e pode ser usado em receitas como pães e bolos.
Cebola caramelizada
Cebolas caramelizadas perfeitas podem levar até uma hora para serem preparadas, mas a recompensa vale muito a pena quando você experimenta esse sabor delicioso. A grande notícia? Cebolas caramelizadas congelam excepcionalmente bem. Se você já está se comprometendo a fazer um lote, por que não dobrá-lo e guardar sua preciosa cebola caramelizada em potinhos, para servir posteriormente com hambúrgueres, carnes, etc?
Ervilhas, brócolis e couve-flor
Alguns vegetais são excelentes para ter no freezer sempre, especialmente ervilhas e floretes de brócolis e couve-flor. Se for fazer do zero, é necessário passá-los primeiro, e rapidamente, pela água fervente, dando um choque térmico em seguida, na água gelada. Isso permite que fiquem ótimos e preservem sua cor verde brilhante depois de congelados. Com esses vegetais, dá para fazer sopas, cremes, molhos, recheios de tortas e panquecas, ou simplesmente refogar com alho e azeite para acompanhar o almoço ou jantar.
Frutas vermelhas
Morangos, mirtilos, amoras e cerejas são deliciosas, mas caras. E estragam rápido. Se você tiver acesso a essas frutinhas em quantidade, congele-as para usar depois. Ficam excelentes e podem ser usadas para fazer geleias, sorvetes, vitaminas e sucos muito saudáveis.
Pães
Sabia que pão congela superbem? Congelar em fatias é mais uma forma de evitar que o pão endureça e acabe indo para o lixo. Depois de congelado, não é necessário deixá-lo em temperatura ambiente antes de aquecer. Basta colocar as fatias no forno, na air fryer ou mesmo na frigideira, em fogo baixo. Ele voltará a ter a textura e a mesma qualidade de antes. Se ficar muito tempo no freezer, borrife um pouco de água na hora de aquecer o pão, para garantir mais umidade e maciez.
Ervas frescas
As ervas notoriamente têm uma vida útil curta na geladeira, por isso muita gente até evita comprar, para não perder. Mas dá para estender a vida útil de suas ervas congelando-as, observando as suas características para usar a técnica adequada. Salsinha, folhas de salsão e cebolinha picada podem ser congeladas direto num pote e usadas, ainda geladas, diretamente na receita (nesse caso, não dá para finalizar um prato com elas, pois acabam murchando e escurecendo um pouco, mas ficam ótimas em molhos, caldos e sopas).
O coentro se mantém surpreendentemente bem no freezer, embora seja necessário cortar as folhas e congelá-las, junto com água, em uma bandeja de gelo. Esse truque também funciona com ervas como hortelã, manjerona ou orégano. Ervas mais amadeiradas, como tomilho ou alecrim, podem ser congeladas no raminho, mas outras, como manjericão, não se comportam bem no freezer, exceto se estiverem numa manteiga composta ou azeite. Tenha em mente que as ervas congeladas nunca serão exatamente como eram quando estavam frescas, mas com um pouco de criatividade pode ser útil.