Bebida

A salvaguarda do vinho deve cair hoje

Em breve, essas prateleiras terão mais garrafas de vinhos brasileiros

Por Suzana Barelli

Se nada mudar nas próximas horas, deve ser anunciado hoje, às 18 horas, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, um acordo que colocará fim ao projeto de salvaguarda para o vinho nacional. Após quase um mês de negociações entre os produtores brasileiros de vinho, as duas associações de importadores (Abrabe e ABBA), e a associação dos supermercados (Abras), chegou-se a um acordo pelo qual os produtores de vinho brasileiro, por meio de suas entidades representativas, lideradas pela Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), vão retirar o seu pedido de salvaguarda para o vinho.

A contrapartida prevê uma série de medidas para aumentar o consumo brasileiro de vinho, dos atuais 1,9 litro por habitante por ano para 2,5 litros. Entre as ações, os supermercados se comprometem a aumentar a exposição dos rótulos de vinhos nacionais nas gôndolas de todo o Brasil. Também está acordado que os produtores nacionais vão parar de pleitear, junto ao governo, dificuldades burocráticas que dificultem a entrada de vinhos importados no mercado brasileiro e a sua venda. “A ideia é trocar a agenda negativa, de rivalidade entre importadores e indústria nacional, por uma agenda positiva”, afirmou uma das pessoas envolvidas nesta negociação.

As últimas arestas desta difícil negociação foi acertada na noite de ontem. Tecnicamente, o Ministério da Indústria e Comércio já tinha concluído pela não necessidade da salvaguarda para proteger este setor, após analisar o pedido desde 15 de março deste ano. Mas o anúncio oficial nunca foi feito. Comenta-se que foi proposto para as duas partes que juntas chegassem a um acordo para o desenvolvimento do mercado de vinhos. E o caminho escolhido foi pelo aumento do consumo de vinho em geral.

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio