Acontece

Símbolo do Natal, panetone será distribuído em Milão

Os lançamentos para o Natal deste ano foram avaliados às cegas (foto: Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico)

por ANSA 

Considerado símbolo do Natal na Itália, o panetone milanês poderá ser degustado gratuitamente em 80 confeitarias da cidade de Milão no próximo 15 de dezembro, quando se comemora o “Dia do Panetone”.

A ação tem o objetivo de promover “o panetone típico da tradição artesanal milanesa”, proporcionando um alimento fresco, sem conservantes e com ingredientes selecionados. A iniciativa é patrocinada pela Câmara de Comércio de Milão, junto com a Confederação Italiana do Comércio (Confcommercio), a União dos Artesãos e a Associação das Padarias.

De acordo com as confeitarias, serão consumidos no Natal 2,5 milhões de panetones a mais do que em 2016, um aumento de 5%. A previsão é de que 60 milhões de panetones sejam produzidos, o que representa um quarto das vendas das lojas de doces neste período. A cada 10 panetones comprados, nove são de passas e frutas cristalizadas.

O pão que ficou famoso no mundo inteiro é um dos símbolos da gastronomia natalina na Itália. O doce milanês é obtido de uma mistura de massa fermentada à base de água (ou leite), farinha, manteiga, gemas de ovos, açúcar, um pouco de mel, malte e sal. A esses ingredientes, juntam-se frutas cristalizadas, laranja, cedro e passas.

“Temos que promover a qualidade do produto símbolo da nossa cidade”, afirmou Marco Accornero, secretário-geral da União dos Artesãos. Outras variações também podem ser encontradas, como panetones de chocolate ou sem nenhum recheio. Porém, para manter a tradição, é preciso que a massa fique redonda e baixa, com a parte superior bem cozida. (ANSA)

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio