Bebida

Cidade italiana cria cerveja com soro de mozarela de búfala

A cerveja tem um "milk stout style", ou seja, é produzida a uma alta fermentação na qual é adicionada a lactose (foto: reprodução/ Shutterstock)

por ANSA 

Foi apresentada nesta segunda-feira, dia 12, na cidade de Caserta, na Campânia, Bubala, a primeira cerveja realizada com o soro do leite proveniente da produção da mozarela de búfala originária da região italiana.

O evento aconteceu na “casa” da excelência campana, a sede do Consórcio de Proteção da Mozarela de Búfala Campana DOP (Denominação de Origem Protegida) na Reali Cavallerizze do famoso palácio de Reggia di Caserta.

Bubala é uma produção da empresa casertana White Tree Brewing como parte do projeto “Agrimemorie da Spillare”, que prevê a maior utilização de alguns dos produtos mais famosos da região italiana. A apresentação da bebida foi presenciada pelo mestre cervejeiro Sergio Landolfi, pelo presidente do Consórcio de Proteção da Muzzarela de Búfala Campana DOP, Domenico Raimondo, e pelo sommelier Alessandro Schiavone, que realizou a degustação técnica.

A cerveja tem um “milk stout style”, ou seja, é produzida a uma alta fermentação na qual é adicionada a lactose. No caso da Bubala, a lactose provem do soro do leite de búfala campana. A bebida conta com uma coloração ébano e sua espuma tem tons claros de avelã. Seu odor registra notas típicas dos maltes escuros usados na confecção. Já seu gosto tem notas de malte tostado, derivadas da base dos grãos usados, notas herbáceas do lúpulo e um fundo levemente adocicado pelo soro do leite. No entanto, o sabor final é um inconfundível amargo. (ANSA)

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio