Noticias

Dona Dega, do restaurante Tordesilhas, morre aos 91 anos

Mesmo com algumas diferenças, as duas cozinheiras mantêm a sintonia. "De vez em quando tem que ter uma briguinha, senão a cozinha não funciona", brinca dona Dega

da redação da Menu

Dona Dega, mãe da chef Mara Salles e um dos pilares do Tordesilhas, um dos mais premiados restaurantes de gastronomia brasileira, morreu nesta semana aos 91 anos por causa de um câncer no ovário. “No Tordesilhas ela foi fundamental e compartilhou por muito tempo sua experiência e talento, sempre com muita doçura e afeto. Os anjos estão em festa”, informou o perfil oficial do Tordesilhas no Instagram.

+Mãe da chef Mara Salles é sua grande inspiração na cozinha

Em entrevista à Menu em 2017, Mara disse que, não fosse por sua mãe, o Tordesilhas nunca teria existido. Insatisfeita com o trabalho como secretária-executiva de um banco, a chef – que à época nem sabia cozinhar –, pensou em abrir um restaurante. Para isso ela precisava da ajuda de Dona Dega.

Instagram will load in the frontend.

“Eu falei: ‘Mãe, tou com uma ideia aqui, mas acho que a senhora não vai gostar. Tou com vontade de abrir um restaurante. A senhora topa trabalhar comigo?’”, perguntou. Para surpresa de Mara, ela topou sem titubear. “Na hora gostei muito da ideia, sempre pensei em ter um restaurante”, lembra Dega.

“Foi engraçado, achei que ela fosse colocar uns panos quentes e falar para eu não sair do banco, que tinha um bom emprego. Mas que nada. Eu vim com o fogo e ela veio com a gasolina. E aí fomos, as duas doidas”, diz a chef, dando risada.

Para conhecer um pouco mais da história de Dona Dega, Mara Salles e do Tordesilhas, confira aqui a íntegra da reportagem da Menu.

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio