Coluna

Masterchef: Ana Paula Padrão confunde erva com capim e favorece participante

Capim-cidreira é a mesma coisa que erva-cidreira? O correto é responder que não. Mas a confusão é muito comum no Brasil, e fez Ana Paula Padrão favorecer e salvar da prova de eliminação o participante Pedro, no episódio do ”Masterchef”, na Band, nessa terça-feira (13).

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Se foi colher ou balde de chá para ele, somente ao longo dos próximos programas, observando o mérito de seu desempenho, será possível saber. O fato é que, durante a mini prova de olfato, Pedro estava de olhos fechados e segurava um copo com erva-cidreira, que chamou de capim-cidreira. Ele errou, mas a troca de nomes passou aparentemente despercebida. Todos os jurados e competidores acompanharam quando Ana não poupou elogios do tipo: ”Está certo, erva-cidreira. Você é muito bom de nariz”.

Assim, lá foi o rapaz para o mezanino.

A erva-cidreira (Melissa officinalis), conhecida como melissa, cidreira-verdadeira ou apenas cidreira, é um tipo de arbusto com folhas semelhantes ao boldo e à hortelã. Calmante, é utilizada para chás e tem sabor sutil e refrescante. Se macerada, também pode ser utilizada como repelente de insetos.

Já o capim-cidreira (cymbopogon citratus), também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem longas folhas finas e um forte aroma de limão. Como o nome popular diz, é mesmo um tipo de capim. Diz-se também que o chá, de forte sabor cítrico, combate gases intestinais e alivia o estresse.

”Ah, são parecidos, vai”. Sim, mas não são a mesma coisa. Do contrário, o erro da participante Kelly, que pensou que tinha um bacalhau nas mãos quando, na verdade, segurava um pote de sardinha, também poderia ser relevado, não?

Por fim, Kelly disputou a derradeira prova do Timpano, um prato do sul da Itália de massa assada com recheio de carne e macarrão, e se saiu bem. Quem não agradou foi Gabriel, que economizou no tempero do preparo, e deixou o talent show.

Bom, quase ninguém percebeu e é vida que segue. No Twitter, os internautas se ocuparam mais reclamando da quantidade de intervalos comerciais intermináveis, o que dá a impressão de que o público deve estar gostando do que vê, certo?

(*) Da redação Menu

 

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