Bebida

Única taça é perfeita para vinhos tinto, rosé, branco e até espumante

Única taça é perfeita para vinhos tinto, rosé, branco e espumante
Única taça é perfeita para vinhos tinto, rosé, branco e espumante

Existe uma única taça “coringa”, que sirva para todos os tipos de vinhos, seja tinto, branco, rosé ou espumante? A resposta é sim!

+Veja mais destaques da colunista Paty Moraes Nobre
+É possível fazer o próprio vinho em casa? Especialista tira dúvidas

É a taça modelo bordeaux. “Ela é coringa porque tem uma boa abertura e altura do bojo, seja para vinhos mais aromáticos ou vinhos mais fechados (menos aromáticos)”, explica Deco Rossi, especialista em vinhos da Winetclub.

E no caso dos espumantes? “Ela não é tão larga como é o caso da taça borgonha, o que é uma vantagem porque, quanto mais larga, mais a perlage (gás ou bolha que sobe) se difunde e não forma a coroa de espuma que deixa o espumante mais cremoso”, continua ele.

Ainda de acordo com Deco, existe uma taça para cada de uva se a gente quiser, mas eu prefiro descomplicar. Se não é o seu caso, tudo bem. Também vale investir em uma boa taça para cada tipo de vinho. “Mas, se por acaso, você não tiver uma boa taça, não deixe de beber o vinho por conta disso”, ele orienta.

Agora, atenção: ter um único tipo de taça não significa ser um bom bebedor descuidado.

Como limpar as taças de vinho

Pense nesse cenário: Jantar com amigos, refeição perfeita, as necessidades de cada convidado milimetricamente pensadas, a escolha do vinho perfeito para aperitivos, entrada e sobremesa e, de repente, suas taças de vinho estão com aquele aspecto nublado, manchado e possivelmente com gosto de sabão ou mal cheiro. Show de horror!

“Em primeiro lugar, nem todos as peças são iguais, temos taças de vidro e taças de cristal. O vidro é mais acessível e, definitivamente, a melhor opção para quem precisa estar sempre substituindo o produto. O cristal é mais caro, no entanto, reflete a luz para que você possa realmente dar uma boa olhada em seu vinho”, diferencia Roberta Andrade, personal organizer da Hekatê.

Outra diferença essencial é que o cristal é mais poroso que o vidro, com fendas microscópicas, onde os resíduos podem se acumular. “Esse resíduo pode causar descoloração e odores estranhos que atrapalham a apreciação do seu vinho favorito. Portanto, você precisa cuidar do cristal de forma diferente do vidro”, diz.

Segundo Roberta, a primeira coisa a fazer é verificar junto ao fabricante (dar uma olhadinha na caixa das taças de vidro), se podem ser lavadas à máquina. “Nos dias de hoje, tempo é dinheiro e ser produtivo vem em primeiro lugar. Se seus copos são laváveis em máquina de lavar louça, faça-o”, afirma.

Ao lavar os copos de vinho com as mãos, orienta ela, lave preferencialmente com água quente e o mínimo de sabão possível do tipo sem cheiro. Ainda use esponja macia e evite ter outras peças na cuba para evitar acidentes desnecessários. O enxague ideal é feito com água fria.

“Se você é do tipo que deixa a louça para o dia seguinte, e não há nada de errado nisso, apenas tenha o cuidado de colocar um pouco de água nas taças antes de dormir para facilitar a limpeza no dia seguinte. Caso suas taças sejam de cristal, você deve lavá-las somente à mão com água morna e sabão suave não perfumado”, resume. A secagem é feita à mão com pano sem fiapos ou ao ar de cabeça para baixo.

Como tirar manchas das taças de vinho

Roberta destaca ainda uma dica para enfrentar a pior mancha de todas as manchas, a mancha de batom. “Lave com água quente e um pouco de bicarbonato de sódio sem perfume. Há também espumas mais macias ideais para cristais, que são resistentes às manchas, mas suaves com a peça”, conta.

Como armazenar as taças de vinho

Deixe o vidro respirar! De preferência por áreas ventiladas, e se possível, deixe os pendurados. “Caso opte por armazená-los em um armário, coloque-os na vertical (em pé); deixando-os de ponta cabeça, a borda pode lascar. E certifique-se de dar espaços entre as taças para que não haja atrito entre elas”, explica.

Você ainda pode (e deve, segundo Roberta) polir suas taças de vez em quando. Se você tiver tempo para fazer isso, vaporize as taças segurando-as acima de um recipiente com água em ebulição. Em seguida, lustre com um pano macio.

(*) Da redação Menu

 

 

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana