Receitas

Chef ensina os segredos para preparar uma focaccia perfeita em casa

Foto: iStock

Na teoria, a focaccia é um pão italiano fácil de fazer em casa – não leva nenhum ingrediente especial nem precisa de grandes períodos de fermentação. Mas a receita tem seus segredinhos para ficar perfeita.

“O sal ajuda a dar a liga. E a massa precisa ser bem sovada, para ficar lisinha e fofinha”, ensina a chef Adriana Aranha, proprietária da Triticum Panificação, no Ipiranga (São Paulo), que agora vende seus pães para o público, pelo WhatsApp (11) 94765-5471 – antes ela fornecia seus produtos apenas para restaurantes e hamburguerias.

Adriana prepara focaccias todos os dias (a de 500 g sai por R$ 20, sem a entrega) e ainda dá sugestões de outras coberturas, para quem quiser variar. “Cebola com azeitonas ou tomate-cereja com orégano fresco são outras combinações possíveis”, ensina.

Mas primeiro é preciso dominar a receita tradicional, com azeite e alecrim, que você confere abaixo.

Focaccia, por Adriana Aranha, da Triticum Panificação

Foto: iStock

Ingredientes

– 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (300 g)
– 2/3 de xícara (chá) de água (150 ml)
– 3 colheres (sopa) de azeite (35 g)
– 10 g de fermento biológico seco
– 1 colher (chá) de sal (6 g)
– Alecrim e sal grosso a gosto, para colocar sobre a massa
– Quanto baste de azeite para untar a assadeira

Preparo

1) Em uma vasilha, coloque a farinha branca, fermento seco, acrescente a água (não ponha a água toda de uma vez, pois a quantidade de água pode variar para mais ou para menos conforme a farinha que você estiver usando). Misture bem até que fique homogêneo.
2) Acrescente sal, que vai ajudar a dar a liga na sua massa, depois o azeite e vá sovando. Quanto mais sovada estiver a massa, mais lisinha e fofa vai ficar.
3) Se preferir pode bater em uma batedeira com gancho. (A quantidade desta receita pode ser batida em uma batedeira de 300w).
4) Após sovado por uns 20 minutos, unte com azeite uma assadeira retangular de cerca de 20 cm por 30 cm ou uma assadeira redonda de cerca de 30cm.
5) Abra a massa com a ponta dos dedos e coloque na assadeira. Não se preocupe se, num primeiro momento, sua massa não ocupe o fundo todo da forma.
6) Cubra com um plástico e deixe a massa descansar por 20 minutos. Após este tempo, você já conseguirá terminar de abrir sua massa com a ponta dos dedos e ocupar todo o recipiente.
7) Coloque o forno pra aquecer a 180ºC.
8) Deixe a massa descansar até dobrar de tamanho e estar bem fofinha.
9) Antes de levar ao forno, pode passar mais um pouco de azeite sobre a massa. A decoração tradicional é feita com alecrim e sal grosso (ou flor de sal), que deve ser colocado neste momento antes de assar.
10) Com seu forno pré-aquecido a 180ºC, coloque a focaccia já decorada e asse por 30 a 40 minutos, ou até que ficar dourada.

Para servir

Quando estiver pronto retire do forno mas deixe o pão descansar por uns 15 minutos antes de cortar. Sirva em seguida.

Rendimento: 1 pão de 500 g
Preparo: 1 hora e 30 minutos
Execução: fácil

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana