Coluna

É o fim do Merça! Bar e Mercearia São Pedro, na Vila Madalena, será demolido

O icônico boteco Mercearia São Pedro, ou Merça, para os íntimos, localizado na rua Rodésia, na Vila Madalena, em São Paulo, há mais de 50 anos, está com os dias contados. E a gente não quer acreditar. Liguei lá, mas os funcionários não sabem de nada, ainda. Acho que também não podem crer.

No perfil do Instagram do local, a postagem mais recente é do novo prato às quartas-feiras: bife de fígado acebolado. Ah, a deliciosa “baixa gastronomia” vai deixar saudade.

“O meu irmão já está trabalhando no vermelho desde a pandemia. Era o prenúncio do fim. Já tenho contrato de pré-venda e não quero correr o risco de melar o negócio com a incorporadora. Já é o quarto mês seguido que recebo o depósito antecipado da venda. A corretora me afirmou que já fechou com os outros herdeiros: com o Pedrinho e com meus sobrinhos, que têm uma parte menor”, disse Marcos Benuthe, que afirma ser proprietário de 50% do negócio, à coluna.

Ao todo, são cinco imóveis menores ao lado do principal, que foram incorporados ao longo do tempo. Marquinhos, como é carinhosamente chamado, diz deter mais de 50% dos terrenos nas escrituras.

O que fica evidente é o interesse da construtora e a provável discórdia entre os irmãos sobre o futuro das propriedades. Fato é que a notícia caiu como um golpe nos amantes das cervejas sempre geladas na calçada e dos pastéis fritos na hora que acabam… na hora!

Já baixou a nostalgia só de pensar no tempo em que a gente se aglomerava nas duas margens da rua (e também no meio dela), fazia amizade com desconhecidos bacanas e até posava pra foto de Insta na moto deles (fiz isso uma vez com a amiga e jornalista Bia Sant’anna). Você tem fotos lá também? Manda uma mensagem aqui pra gente.

+Saiba o que muda com fim das restrições de horário e público nos restaurantes de SP
+Donos de restaurantes de SP defendem exigência de comprovante de vacinação

Um dos primeiros a divulgar a triste notícia foi o jornalista José Trajano, que publicou em sua conta no Twitter um texto que explica o motivo do fechamento.

“Todo o quadrilátero (das ruas) Harmonia e Rodésia será demolido pela Even Construtura para construir um condomínio de alto padrão. Sendo assim, o Mercearia não existirá mais a partir de março de 2022. Foram 52 anos de história e palco intelectual no bairro que darão espaço para os espigões cafonas da Even, que mudou a característica do bairro da Vila Madalena. Ficaremos sem nosso Merça, sem o nosso cantinho das discussões filosóficas, aquele atendimento único dos garçons (mestres), encontros e desencontros. Nossa Serramalte e nosso pastel de carne ou de palmito do rolê, o almoço de Domingo com um PFão… Quem mora na Vila ou é habituée entende o impacto desta notícia e da desconfiguração da Vila para dar espaço ao pasteurizado e sem charme roubando a bossa e a alma artística da nossa Vila Madalena. O fim de uma era.”

A reportagem está em contato com a assessoria de imprensa da Even, mas ainda não teve resposta. Fato é que já tem gente se mobilizando para protestar, mesmo que seja tomando uma lá todos os dias até a porta fechar (já vi essa cena várias vezes, nunca achei que ela poderia não se abrir no final de semana seguinte).

(*) Da redação Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana