Bebidas-2

Como funcionam o cultivo e a produção de erva-mate e chá-verde no Brasil

Como funcionam o cultivo e a produção de erva-mate e chá-verde no Brasil
Como funcionam o cultivo e a produção de erva-mate e chá-verde no Brasil

De acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor International, o consumo de chá no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%. De olho nesse interesse crescente, apuramos como funcionam o cultivo e a produção de erva-mate e chá-verde no país.

+Veja mais destaques da colunista Paty Moraes Nobre
+Provamos divertida e deliciosa torre de cheddar com sanduíches da Cantagalo Burger

Erva-mate

A erva-mate, por exemplo, consumida na forma de chimarrão e chá, em especial nos estados a região sul, a cada dia conquista mais o mercado internacional pelas suas propriedade como teor de cafeína, teobromina e saponina.

Erva-mate .

O plantio do erval deve ser feito a partir do mês de abril, podendo se estender até setembro. Importante enfatizar que destinam-se ao plantio apenas mudas de boa qualidade, que podem ter sido produzidas em viveiro convencional ou viveiro de tubetes.

A erva-mate é uma das principais matérias primas dos energéticos e chás orgânicos da BrasilBev, detentora da produção do primeiro energético 100% orgânico do Brasil e da primeira linha de chás oferecidas em embalagens TetraPak, produtos que conquistaram, vários países do exterior, principalmente, os europeus.

Chá verde BrasilBev

De acordo com os registros históricos, o início do cultivo de erva-mate no Brasil ocorreu em 1610 pelos Jesuítas, que exploraram o comércio e fizeram as primeiras exportações para a Europa. Em 1853, era tão forte economicamente que serviu como argumento para a emancipação política do estado do Paraná, e é até hoje o principal produto de muitos municípios do sul do país.

Para atender a crescente demanda, o país desenvolveu, nos últimos 60 anos, tecnologia para se tornar autossuficiente na produção de alimentos e, hoje, é um dos grandes exportadores de commodities do mundo. No ano de 2020, a balança comercial estimou um lucro de mais de US$100 bilhões de dólares para o setor.

Chá verde

Já o arbusto do chá verde (Camellia sinensis) é uma planta perene, e, assim como outras árvores, hiberna durante o inverno e no início da primavera. Com a elevação da temperatura, começa a lançar brotos de uma só vez. Esses brotos e folhas tenras são colhidos para a produção de chá.

Chá verde

No Brasil, a colheita do chá começa em setembro e prossegue durante 8 meses até o mês de abril, de modo que, exatamente quando no Japão, situado no hemisfério norte, é inverno e não há colheita do chá, o Brasil está em plena produção.

Para a produção dos ervais, outro produto utilizado pela BrasilBev em sua linha de bebidas, são necessárias as condições adequadas. O plantio exige áreas de solos com textura argilosa, profundos, gradados, arados bem arejados e com drenagem adequada para a semeação das mudas.

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana