Noticias

Dieta vegana faz homens soltarem mais gases, afirmam pesquisadores

Foto: iStock
Foto: iStock

Homens que seguem uma dieta vegana tendem a soltar mais gases e a ficar mais tempo no banheiro, afirma um estudo conduzido pela Centro de Pesquisa de Doenças Digestivas de Barcelona (Espanha).

+Cachorro-quente pode encurtar “vida saudável” em 36 minutos, diz estudo
+Mulher é insultada por pedir recomendações veganas: “Vai comer pasto”
+Após se tornar vegano, restaurante de NY tem fila de espera de 15 mil pessoas

Segundo Claudia Barber, líder do estudo, há um bom motivo para isso: uma alimentação livre de ingredientes de origem animal contém mais bactérias saudáveis, que provocam a fermentação no trato intestinal.

A pesquisa diz ainda que a dieta vegana pode criar um “paraíso” para essas bactérias benignas, apesar dos efeitos aromáticos nada agradáveis. “A visão ocidental de que soltar puns é um problema de saúde é equivocada”, disse Claudia.

“Esses micro-organismos (que produzem mais gases) podem reduzir o risco de câncer de intestino e até proteger o organismo de doenças cardiovasculares”, acrescentou a pesquisadora.

O estudo foi realizado com apenas 18 homens saudáveis, com idade variando entre 18 e 38 anos. Cada um foi orientado a seguir por dois meses um tipo específico de dieta, a ocidental tradicional, com carnes, ou a vegana, rica em fibras.

Durante o período da pesquisa, a equipe registrou que a flatulência aumentou entre aqueles que passaram a se alimentar com frutas, legumes e vegetais folhosos. Em média, a dieta vegana fez com que os homens soltassem puns sete vezes por dia.

Além disso, cada pum tinha o dobro do volume de gases, de acordo com uma medição feita pelos pesquisadores com um balão. Ou seja, além de soltarem mais puns, eles são mais longos e fedidos, indica a pesquisa, que pode ser conferida na íntegra no site do periódico científico Nutrients.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana