Coluna

Oi? Fátima Bernardes sugere driblar preço do gás com ‘forno solar de papelaria’

Fátima Bernardes sugere driblar preço do gás com 'forno solar de papelaria'
Fátima Bernardes sugere driblar preço do gás com 'forno solar de papelaria'

A que ponto chegamos? O preço do gás de cozinha tem sido um problema para muitas famílias e, nesse cenário, o programa “Encontro”, comandado por Fátima Bernardes, na Globo, apresentou uma solução feita com itens de papelaria chamado de “forno solar”.

A própria apresentadora demonstrou incômodo com a sugestão e destacou que seria preferível os brasileiros cozinharem em seus equipamentos dentro da cozinha. Isso porque o ‘forno solar’ requer um ambiente externo para aquecer os alimentos.

De forma resumida, trata-se de uma base para panela feita de papelão e papel refletor que utiliza a energia solar para produzir o calor necessário para cozinhar.

O público se manifestou no Twitter. “A humilhação do dia para o brasileiro”, disse uma espectadora. “Só queria saber quanto tempo demora para cozinhar um ovo”, comentou outra. “Ensinando a fazer fogão solar pra economizar no gás sem fazer um debate decente sobre o assunto”, opinou outro espectador, sobre a falta de um esclarecimento maior a respeito das energias renováveis e alternativas ou momento econômico do país.

Realmente seria um bom momento para promover conhecimento e orientação ao invés de sugerir trocas do tipo: “o tomate está caro, troque por abobrinha”. O momento realmente pede mais do que encarar a situação como algo sazonal devido a falta de chuva, por exemplo. Outro detalhe é que a chamada “Brasileiros apelam até para forno solar”. Não é bem isso. Inclusive, o profissional responsável pelo protótipo deixou bem claro que o tal ‘forno solar’ tem a finalidade de chamar a atenção para a energia de custo baixo que temos em abundância, não é uma sugestão de troca com benefícios financeiros.

Veja mais manifestações a seguir:

(*) Da redação Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana