Noticias

Ama vinho? 10 maneiras de apreciar a bebida ainda mais

Maneiras de apreciar o vinho ainda mais (Foto: iStock)
Maneiras de apreciar o vinho ainda mais (Foto: iStock)

O vinho é uma das bebidas mais consumidas do país e do mundo. Só para você ter ideia, um estudo feito pela empresa Cupom Válido, que reuniu dados do Statista, Euromonitor e Nielsen, mostrou que o brasileiro consumiu 30% mais vinho durante a pandemia.

Ou seja, o vinho faz parte da vida de muitos brasileiros. Pensando nisso, a Revista Menu te mostra 10 maneiras para apreciar a bebida cada vez mais:

1- Explore

Conheça novos vinhos (Foto: iStock)

Conheça novos vinhos (Foto: iStock)

Esteja aberto para conhecer novos rótulos. Nas últimas décadas a produção de vinho aumentou consideravelmente, oferecendo ao consumir diversas opções de vinhos de qualidade por preços convidativos. Permita-se experimentar safras de países e regiões diferentes para escolher o tipo que agrada o seu paladar.

2- Custo-benefício

Em 2018, em Nova York, o rótulo do vinho francês Domaine de La Romanée-Conti foi arrematado por 558 mil dólares em um leilão. É claro que se trata de um vinho excelente, porém você não precisa vender a sua casa para tomar um bom vinho. Vale ficar atento na relação custo-benefício. O preço da garrafa pode variar muito conforme o cultivo, a produção, o distribuidor. Procure aquela alternativa que atende ao seu gosto e ao seu bolso, é claro.

3- Estude sobre os vinhos

Uma garrafa de vinho conta uma história. Se você se permite conhecer a safra, a vinícola e a história dos produtores, o ato de tomar uma taça se torna uma experiência. E isso faz toda a diferença.

4- Aproveite vinho com comida

Harmonize a bebida com seu prato preferido (Foto: iStock)

Harmonize a bebida com seu prato preferido (Foto: iStock)

O vinho é uma das bebidas que mais consegue harmonizar com comidas. As diferentes uvas combinam com uma variedade de pratos saborosos. Com certeza, o ato de aproveitar a bebida vai ganhar uma relevância muito maior ao lado da sua receita preferida.

5- Deixe de lado o preconceito

Esteja aberto para experimentar diferentes vinhos, mesmo que preparados com a mesma uva. O processo de fabricação diferente pode gerar bebidas completamente distintas. Deixe o “não gosto de vinho verde” de lado e prove.

6- De olho no lugar de origem

A ligação entre a terra e o espaço agronômico (Foto: iStock)

A ligação entre a terra e o espaço agronômico (Foto: iStock)

Grandes vinhos carregam características importantes de seus lugares de origem. De origem francesa, o termo terroir fala sobre a ligação entre a terra e o espaço agronômico que engloba a produção do vinho. O que define o terroir é solo, clima, uvas e trabalho humano. O que torna cada safra única.

7- A maravilha da simplicidade

Deixe de lado aquele senso comum de que um bom vinho precisa ser complexo. O mercado está recheado de vinhos simples que são deliciosos e te proporcionarão uma ótima experiência.

8- Leia 

Vale apostar na literatura para apreciar a história por trás dos vinhos e o quanto eles foram importantes no decorrer da história. Melhor ainda é ler estas obras enquanto aprecia uma bela taça, que tal?

9- Rolhas ou roscas?

Você sabia que as garrafas com tampa de rosca preservam as nuances e sabores do vinho tão bem quanto as rolhas? Além disso, as tampas de roscas eliminam o risco de contaminação que existe com a cortiça da rolha.

10 – Aproveite!

Aproveite! (Foto: iStock)

Aproveite! (Foto: iStock)

A última dica é a mais importante. Aproveite o seu vinho e deixe-se levar pelo sabor e pelas sensações que a bebida te causa.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana