Coluna

Frango na panela de pressão fica saboroso, suculento e pronto em 15 minutos

Frango na panela de pressão fica saboroso, suculento e pronto em 15 minutos
Frango na panela de pressão fica saboroso, suculento e pronto em 15 minutos

Como fazer frango na panela de pressão? Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos cozinhêires da pandemia e acredito que o grande interesse seja motivado pela necessidade de agilidade nos preparos, mas, também, porque muitos temem o uso e procuram ajuda. Por isso, resolvi lançar a série de vídeos “Na Pressão”.

Assista a seguir a como fazer FRANGO NA PRESSÃO:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Paty Moraes Nobre (@patymoraesnobre)

Amada e temida, a panela de pressão é uma aliada do nosso dia a dia em home office. Enquanto a gente trabalha, ela trabalha pra gente.

Se você tem alguma dúvida, entre em contato comigo nos comentários do vídeo.

Atenção às dicas do especialista Elzio Callefi, da Tramontina:

Como a panela de pressão funciona? O vapor precisa escapar, por isso precisa de água?

O princípio de funcionamento da panela de pressão é cozinhar o alimento com mais temperatura para reduzir o tempo de cozimento. Para obter temperaturas mais elevadas, é necessário aumentar a pressão dentro da panela, e esse aumento é obtido através do vapor gerado pela água em ebulição.

A água é imprescindível dentro da panela pois é ela quem entrará em ebulição gerando o vapor necessário, e consequentemente pressurizando a panela em uma condição controlada, inclusive impedindo aumento excessivo de temperatura e queima dos alimentos.

Para a panela não ultrapassar a pressão segura de utilização, o peso da válvula de trabalho faz o controle de pressão, liberando o excesso de vapor e consequentemente mantendo a pressão interna dentro dos limites. Além disso, existem sistemas adicionais (válvula de segurança, sistema lateral de segurança) que impedem o aumento excessivo da pressão fora dos limites seguros.

Alimentos com água, como tomate ou cebola, substituem a necessidade de água?

Mesmo cozinhando alimentos muito suculentos, a pequena quantidade de água presente nesses alimentos não é suficiente para substituir a água a ponto de pressurizar a panela com segurança. Portanto, não é recomendado substituir a água dentro da panela por qualquer outro líquido ou alimento. 

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana