Noticias

8 coisas impressionantes que talvez você não saiba sobre o abacate

8 coisas impressionantes que talvez você não saiba sobre o abacate (Foto: iStock)
8 coisas impressionantes que talvez você não saiba sobre o abacate (Foto: iStock)

O abacate é uma fruta versátil que combina com receitas doces e salgadas que vão desde petiscos, passando pelo café da manhã, até pratos principais. Como se isso já não fosse o suficiente, este fruto verde e cremoso também faz muito bem para a nossa saúde.

Confira abaixo 8 motivos para comer abacate todos os dias:

+ Aprenda a “transformar” caroço de abacate em trufa, iguaria mais cara que ouro
+ Aprenda a fazer salada com cogumelos frescos e abacate
+ Prepare em casa o tartar de abacate com camarão

Te ajuda a perder peso

Como os abacates são ricos em fibras e gorduras saudáveis, eles são altamente saciantes. Só para você ter ideia, meio abacate contém 10 gramas de gorduras monoinsaturadas e 5 gramas de fibra. Isso pode te ajudar a se sentir mais satisfeito entre as refeições e, por consequência, comer menores quantidades de comida

Te ajuda a comer mais frutas e vegetais

Um estudo feito em 2013 no Nutrition Journal, nos Estados Unidos, determinou que as pessoas que comem abacates regularmente tendem a ter um consumo significativamente maior de vegetais, frutas, fibras, gorduras monoinsaturadas, vitaminas E e K e menor consumo de açúcares adicionados do que as pessoas que não comem abacates.

Diminui o risco de síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de problemas de saúde que envolvem circunferência da cintura elevada, triglicerídeos altos e açúcar no sangue, pressão alta, colesterol HDL “bom” baixo e que aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas, câncer, doenças renais, artrite e até esquizofrenia.

Diminui a fome

Como já falamos anteriormente, 0 abacate é uma fruta rica em gordura saudável e, por isso, pode ajudar a reduzir até 40% a sua fome durante o dia.

Ajuda a baixar a pressão arterial

O abacate está recheado de potássio, que regula os fluidos no corpo e pode ajudar a reduzir os efeitos do sódio na dieta sobre a pressão arterial. Ao contrário do que todos pensam, o abacate é uma fonte de potássio muito maior do que a banana. Uma xícara de abacate em cubos contém 728 miligramas de potássio, 300 mg a mais do que uma banana média.

Reduz o colesterol ruim

Um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Ciências da Nutrição da Penn State University vinculou a ingestão de um abacate por dia a níveis mais baixos de LDL, o chamado colesterol “ruim”, que é o responsável por doenças cardíacas.

É bom para o coração

Os abacates contêm quase 20 vezes mais fitoesteróis solúveis em gordura do que outras frutas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Critical Review of Food Science and Nutrition . Os fitoesteróis são conhecidos por reduzir os níveis de colesterol LDL.

Previne diabete tipo 2

Em um estudo com animais do Departamento de Ciência de Alimentos da Universidade de Guelph, no Canadá, os pesquisadores descobriram que uma molécula de gordura chamada abacatina B encontrada exclusivamente em abacates pode restringir o processo celular que pode causar diabetes.

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana