Noticias

Os erros mais condenáveis que as pessoas cometeram ao cozinhar ovos

Os erros mais condenáveis que as pessoas cometeram ao cozinhar ovos (Foto: iStock)
Os erros mais condenáveis que as pessoas cometeram ao cozinhar ovos (Foto: iStock)

Os ovos fazem parte da alimentação de uma grande parcela da população. Seja como protagonista da refeição ou como ingredientes em sobremesas, pães e bolos. Porém, você sabia que existe um jeito certo para preparar os ovos? Confira a seguir:

+ Conheça o maior erro que as pessoas cometem ao quebrar ovos 
+ Aprenda a fazer bacon crocante e ovos mexidos como os de hotéis
+ Pomba choca ovos de chocolate em supermercado inglês

Ovos Cozidos

Os maiores erros que as pessoas cometem ao cozinhar os ovos são: não salgar a água, escolher uma panela rasa e cozinhar ovos quebrados.

Os ovos precisam estar sem rachaduras e a panela ideal é aquela mais funda, que permite que o ovo fique totalmente submerso na água. Lembre-se sempre de salgar a água. E aqui vale uma dica: o ovo precisa de pelo menos 6 minutos para estar cozido se você gosta de gema mole ou 8 se você gosta da gema mais durinha. Mas esse tempo só começa a valer depois que a água ferveu.

Ovos escalfados

Os erros mais comuns ao preparar ovos escalfados são: não usar ovos frescos, escolher uma panela rasa e não adicionar vinagre na água.

É importante adicionar vinagre e sal na água para que a proteína do ovo se solidifique mais rapidamente. Isso ajuda a evitar que estrias de clara se espalhem por todos os lados. Além disso, escolha uma panela com pelo menos 15 centímetros de profundidade, para que o ovo tenha espaço de afundar e depois flutuar, permitindo um ovo pochê perfeito.

Ovos fritos

Os maiores erros ao optar por fazer ovos fritos são: não usar gordura, não usar uma panela antiaderente, usar o fogo muito alto e quebrar o ovo diretamente na panela.

É importante usar óleo ou manteiga que dará um sabor extra aos seus ovos e ainda deixará o processo mais fácil. Use uma frigideira antiaderente para retirá-los inteiros da panela.

O fogo deve estar na temperatura média, isso porque o fogo alto fará com que a clara forme bolhas e doure antes que esteja devidamente cozida. A dica de quebrar os ovos em uma tigela antes de colocá-los na frigideira serve para que a gema se mantenha inteira.

Ovos mexidos

Quem faz ovos mexidos geralmente comete os seguintes erros: não adiciona caldo à mistura de ovos

Esta dica é a mais importante. Adicionando um líquido aos ovos você terá uma receita mais cremosa. Pode ser leite, creme de leite, caldo de legumes ou até mesmo água. A medida é duas colheres de chá de líquido por cada ovo.

Omelete

Os erros mais comuns na hora de fazer a omelete é: bater os ovos demais e temperar a omelete no início.

A dica principal é bater os ovos só para que claras e gemas se misturem. Se você bater demais, os ovos vão ficas espumosos. Coloque-os na frigideira e em seguida os ingredientes do recheio. E deixe para temperar apenas quando a omelete estiver quase pronta.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana