Noticias

Consumo regular de laticínios protege contra infartos, indica estudo

Consumo regular de laticínios protege contra infartos, indica estudo (Foto: iStock)
Consumo regular de laticínios protege contra infartos, indica estudo (Foto: iStock)

Um estudo publicado pela revista PLoS Medicine mostrou que laticínios, como manteiga, creme e queijo, podem prevenir um ataque cardíaco.

+ Receita fácil e rápida de waffle de pão de queijo de liquidificador por Ana Maria Braga
+ Incenso perfuma a casa com cheiro de queijo tostado
+ Burger King faz parceria com Leite Moça e lança quatro sobremesas

Os pesquisadores mediram a ingestão de laticínios a partir dos níveis de ácidos graxos no sangue em mais de 4 mil adultos suecos, que estão entre os maiores consumidores mundiais de produtos lácteos.

Os resultados foram combinados com dados de 17 outros estudos envolvendo quase 43 mil participantes no Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca.

O consumo de gordura láctea foi avaliado em suecos de 60 anos, monitorados por uma média de 16 anos, para ver quantos tiveram ataques cardíacos, derrames e outros eventos cardiovasculares graves, e quantos morreram de qualquer causa durante esse tempo.

Para o jornal britânico Independent, o Dr. Matti Marklund, de Universidade de Uppsala, Suécia, explicou sobre o estudo: “Medimos os níveis sanguíneos de certos ácidos graxos, ou ‘blocos de construção’ de gordura que são encontrados em alimentos lácteos, o que dá uma medida mais objetiva da ingestão de gordura láctea que não depende da memória ou da qualidade dos bancos de dados de alimentos”.

A análise revelou que o risco de doenças cardiovasculares foi menor para aqueles com altos níveis de ácido graxo – refletindo uma alta ingestão de gorduras lácteas.

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana