Noticias

Dia do Sorvete: comemore com 5 receitas fáceis, refrescantes e saborosas

Dia do Sorvete (Foto: iStock)
Dia do Sorvete (Foto: iStock)

O Dia do Sorvete é celebrado nacionalmente no dia 23 de setembro. A data foi criada pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) para celebrar a chegada da Primavera, que acontece um dia antes, 22 de setembro.

A estação não traz apenas mais cor para o nosso dia a dia, ela traz também o aumento das temperaturas. Ou seja, combina muito com sorvete, né?

Então, para comemorar este doce que amamos a Revista Menu te ensina a preparar 5 receitas criativas e de dar água na boca. Confira:

Torta de sorvete

Torta de Sorvete (Foto: iStock)

Torta de Sorvete (Foto: iStock)

Ingredientes

Torta
400 g de bolacha maizena
70 g de manteiga derretida
2 latas de leite condensado
300 ml de leite
6 gemas
800 g de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
1/2 xícara (chá) de calda de chocolate
Calda de chocolate
90 ml de água
12 g de chocolate em pó
140 g chocolate meio amargo
110 g de açúcar
60 g de manteiga
90 g de glucose de milho

Modo de Preparo

calda de sorvete
Em um liquidificador, bata a água e o chocolate em pó. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo até esquentar, mas sem deixar ferver. Adicione o chocolate meio amargo, o açúcar e a manteiga. Mexa até dissolver o açúcar e derreter a manteiga e o chocolate. Junte a glucose e mexa até dissolver. Reserve para esfriar.
torta
Disponha 130 g das bolachas de maizena em um processador e triture até obter uma farofinha. Adicione a manteiga derretida e processe mais um pouco para misturar. Em uma forma redonda de fundo removível, acomode a farofinha de biscoitos cobrindo toda a base. Reserve. Em uma panela, disponha o leite condensado, o leite e as gemas. Cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo, até obter um creme espesso. Reserve. Adicione 1/3 do chantilly no creme e misture bem até ficar homogêneo. Acrescente o restante e misture delicadamente até incorporar bem. Reserve. Disponha o restante dos biscoitos de maizena inteiros em toda a volta a forma, apertando levemente para fixar na base de biscoitos. Adicione uma camada do creme e uma camada de biscoitos. Repita nessa ordem, finalizando com mais uma camada de creme. Leve ao freezer por, pelo menos, 4 horas.
para servir
Finalize com a calda de chocolate e serva em seguida.

Rendimento: 8 porções.
Preparo: 1 hora (+4 horas de geladeira).
Execução: moderada.

Sorvete de guacamole com tabasco

Sorvete de Guacamole com Tabasco (Foto: iStock)

Sorvete de Guacamole com Tabasco (Foto: iStock)

Ingredientes

2 abacates maduros, descascados e sem caroço
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de molho Tabasco Green
340 ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo

Misture os abacates, o leite condensado, o suco de limão e o Tabasco em um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Transfira essa base para uma tigela grande e adicione o creme de leite fresco aos poucos, até tudo ficar bem combinado. Cubra a tigela e leve-a ao freezer. Após 1 hora, mexa o sorvete e espere congelar.
para servir
Tire a tigela do freezer e espere alguns minutos antes de moldar as bolas de sorvete. Sirva com fatias de abacate (opcional).

Rendimento: 8 porções.
Preparo: 30 minutos (+4 horas de freezer).
Execução: fácil.

Sorvete de creme defumado que combina com bacon

Sorvete Defumado (Foto: iStock)

Sorvete Defumado (Foto: iStock)

Ingredientes

Sorvete
100 g de bacon cortado em cubinhos
500 ml de creme de leite fresco, bem gelado
300 ml de leite defumado
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de liga neutra
1 colher (chá) de emulsificante
2 colheres (sopa) de baunilha em pasta
50 ml de rum
½ colher (chá) de sal
Leite defumado
1 litro de leite
Para servir
10 fatias de bacon, fritas

Modo de Preparo

leite defumado
Deixe o leite defumando em um recipiente raso e aberto entre 4h a 6h, a 70ºC. Mexa a cada hora para conferir a cor e o sabor. O leite vai perder volume com a evaporação e deve ficar concentrado. Reserve em geladeira.
sorvete de creme defumado com bacon
Em uma frigideira, frite os cubinhos de bacon até ficarem crocantes. Reserve a gordura da fritura separada do bacon frito. Bata todos os ingredientes (exceto o bacon e a gordura resultante da fritura) em batedeira planetária, misturando os ingredientes por 1 minuto. Suba para a velocidade alta e bata por mais 5 minutos, incluindo a gordura da fritura aos poucos, até a massa dobrar de volume. Leve a massa para uma sorveteira até adquirir uma consistência firme e cremosa e adicione com a espátula os cubos de bacon frito. Leve para o congelador por no mínimo 5h.
para servir
sirva com uma fatia de bacon frito.

Rendimento: 1 kg de sorvete.
Preparo: 6h (+24h para o leite defumado).
Execução: moderada.

Sorvete de caramelo com flor de sal

Sorvete de Caramelo (Foto: iStock)

Sorvete de Caramelo (Foto: iStock)

Ingredientes
por Thomas Zander, da Frida & Mina

400 ml de creme de leite
325 ml de leite integral
170 g de açúcar
1 pitada de sal
6 gemas grandes
4 g de flor de sal

Modo de Preparo

Em uma panela de fundo grosso, coloque 120 g do açúcar e leve ao fogo médio. Quando houver uma camada de açúcar derretido no fundo da panela, comece a mexer até derreter todo o açúcar. Aos poucos o açúcar vai escurecer. Quando começar a formar uma espuma, espere mais um pouco e tire do fogo. Adicione o creme de leite aos poucos, misturando sempre para que o açúcar não endureça. Coloque o caramelo, leite e sal em uma panela. Leve ao fogão até chegar quase em ponto de fervura e desligue o fogo. Em outro recipiente, bata as gemas de ovo com o restante do açúcar utilizando um fouet. Utilizando uma concha, acrescente um pouco da mistura de leite e creme nas gemas, mexendo sempre. Isso vai elevar a temperatura do ovo sem cozinhá-lo. Volte tudo para a panela e aqueça em fogo baixo mexendo constantemente com uma espátula de silicone. A mistura vai esquentar e engrossar quando chegar a 80ºC. Retire imediatamente do fogo e resfrie a mistura utilizando um banho de gelo (uma tigela com gelo e outra por cima com a calda, mexa até chegar em temperatura ambiente). Guarde na geladeira de um dia para o outro, isso vai ajudar a dar corpo ao sorvete. No dia seguinte, adicione a flor de sal e bata na sorveteira de acordo com as instruções do fabricante até que fique congelado e ganhe por volta de 20% de volume (isso pode levar de 20 a 50 minutos dependendo da máquina). Coloque o sorvete na parte mais fria do freezer por pelo menos 4 horas antes de servir.
para servir
Transfira para copinhos individuais e sirva.
dica do chef
Tome cuidado ao adicionar o creme de leite: o caramelo vai estar muito quente e quando o creme for incorporado a mistura vai borbulhar vigorosamente, podendo causar queimaduras.

Rendimento: 1 litro.
Preparo: 1 hora e 30 minutos (+ 4 horas na geladeira e + 16 horas no freezer).
Execução: fácil.

Sorvete de hortelã com chocolate

Sorvete de hortelã com chocolate (Foto: iStock)

Sorvete de hortelã com chocolate (Foto: iStock)

Ingredientes
por Thomas Zander

400 ml de creme de leite
325 ml de leite integral
150 g de açúcar
1 pitada de sal
6 gemas de ovos grandes
2 maços de hortelã (só as folhas)
200 g de chocolate meio amargo

Modo de Preparo

Coloque o creme de leite, leite, 100 g do açúcar, sal e as folhas de hortelã em uma panela. Leve ao fogão até chegar quase em ponto de fervura e desligue o fogo. Deixe a hortelã de molho por uma hora, até infusionar o suficiente para pegar gosto. Coe a mistura e esprema bem as folhas de hortelã para retirar todo o líquido. Descarte as folhas. Em outro recipiente, bata as gemas de ovo com o restante do açúcar utilizando um fouet (batedor de arame). Com uma concha, acrescente um pouco da mistura de leite e creme às gemas, mexendo sempre. Isso vai elevar a temperatura do ovo sem cozinhá-lo. Volte tudo para a panela e aqueça em fogo baixo mexendo constantemente com uma espátula de silicone. A mistura vai esquentar e engrossar quando chegar a 80ºC. Para saber se já está no ponto, passe um dedo na espátula, se a linha formada ficar firme, a calda já está pronta. Retire imediatamente do fogo e resfrie a mistura utilizando um banho de gelo (uma tigela com gelo e outra por cima com a calda). Mexa até chegar em temperatura ambiente. Guarde a calda na geladeira de um dia para o outro, isso vai ajudar a dar corpo ao sorvete. Bata na sorveteira de acordo com as instruções do fabricante até que fique congelado e ganhe por volta de 20% de volume (isso pode levar de 20 a 50 minutos dependendo da máquina). Enquanto o sorvete está batendo derreta o chocolate em banho-maria. Quando transferir o sorvete da sorveteira para outro recipiente, adicione o chocolate derretido em um fio fino. Ele irá endurecer no contato com o sorvete. Misture tudo e coloque o sorvete na parte mais fria do freezer por pelo menos 4 horas antes de servir.
para servir
Sirva decorado com folhas de hortelã.

Rendimento: 1 litro.
Preparo: 2 horas (+ 12 horas na geladeira e + 4 horas no freezer).
Execução: fácil.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana