Noticias

5 benefícios surpreendentes da cerveja artesanal, segundo a ciência

Benefícios surpreendentes da cerveja artesanal (Foto: iStock)
Benefícios surpreendentes da cerveja artesanal (Foto: iStock)

A revista internacional Nutrients publicou um estudo considerando os efeitos da maioria das bebidas alcoólicas. O resultado mostrou que a cerveja artesanal pode trazer benefícios para a saúde.

+ Churrascaria em Porto Alegre troca picanha por cardápio vegano
+ Livros com receitas para air fryer ‘bombam’ na Amazon
+ Enquete aponta a rede de fast food mais odiada no mundo; saiba qual é

A equipe de pesquisadores de nutrição e ciência dos alimentos examinou estudos de 2007 a 2020 na Espanha. A análise identificou alguns benefícios importantes da cerveja. E isso não tem nada a ver com o álcool.

O estudo sugere que os nutrientes que ocorrem naturalmente na cerveja, e não o álcool em si, foram os que proporcionaram alguns desses benefícios.

Confira a seguir os 5 benefícios surpreendentes da cerveja:

1- Protege contra doenças cardiovasculares

Os pesquisadores afirmam que cinco dos seis estudos selecionados para revisão identificaram “um efeito protetor do consumo moderado de álcool nas doenças cardiovasculares”.

2- Previne a diabetes nos homens

Os pesquisadores afirmam: “Os homens abstêmios tiveram um risco significativamente maior de desenvolver regulação anormal da glicose, do que os bebedores ocasionais de cerveja, sugerindo que o consumo ocasional de cerveja pode ser protetor contra diabetes nos homens.”

3- Densidade óssea

Ao examinar a densidade óssea e o risco de fratura entre indivíduos mais velhos, os pesquisadores afirmam que “outros compostos presentes na cerveja agem sinergicamente com o silício para estimular as células de osteoblastos, melhoram a estrutura óssea e ajudam a remineralizar ossos e dentes”.

4- Reduz o colesterol

Os pesquisadores destacam vários estudos que sugerem que a cerveja ajuda a promover o colesterol bom e regular o processamento do colesterol ruim pelo corpo, graças em grande parte aos antioxidantes em uma boa cerveja.

5- Melhora o funcionamento metabólico

Os benefícios para a saúde metabólica no geral estão associados ao consumo moderado de cerveja e podem ser condicionados pelas características da dieta e do estilo de vida geral do bebedor, mas no caso de uma boa dieta mediterrânea e exercícios regulares, as duas cervejas diárias se adaptam ao corpo de forma mais produtiva.

Ou seja, é importante frisar a importância da moderação. O estudo afirma que uma a duas cervejas por dia são suficientes para aproveitar destes benefícios. Então, um brinde e saúde!

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana