Bebida

De gin no cacau a pastel de arraia: as delícias típicas de Caraíva, no sul da Bahia

De gin no cacau a pastel de arraia: as delícias típicas de Caraíva, no sul da Bahia
De gin no cacau a pastel de arraia: as delícias típicas de Caraíva, no sul da Bahia

Ah, Caraíva e suas maravilhas naturais! O vilarejo indígena pé na areia é um dos distritos do município de Porto Seguro, mas tem suas próprias delícias típicas, como o drink de gin servido dentro do cacau e o pastel de arraia.

Antes de sugerir onde comer, é preciso deixar claro: Caraíva é o vilarejo mais antigo do Brasil e se conserva como um local de acesso limitado por meio de barcos e canoas que atravessam o rio que dá nome ao lugar. Não existe asfalto e tudo é feito a pé. Esses detalhes fazem do local um destino especial, que merece ser respeitado e preservado. Indica-se reservar, pelo menos, três dias para conhecer as diversas atrações, que vão do encontro das águas do rio com o mar, passam pelas noites de forró e, claro, se completam com comidas e bebidas deliciosas.

Gin no cacau
A primeira dica é passar uma tarde na ponta da barra do rio e acompanhar o pôr do sol em meio às barracas de drinks espalhadas por lá. Sugiro procurar a barraca Drink das Estrelas, do Túlio Dias, um turista que fixou residência na vila e é um bartender de primeira. O também DJ serve um mix de gin e polpa fresca de cacau na própria fruta (aberta na hora) a R$ 40.

Instagram will load in the frontend.

Camarão VG ‘na moranga’
Se a ideia é ficar à beira-mar e curtir uma refeição completa, a sugestão é contar com a estrutura de praia da cabana e restaurante da Pousada Coco Brasil. Além de coquetéis e cervejas, destaca-se no cardápio o inesquecível camarão VG no creme de moranga bem apurado e saboroso, que leva leite de coco, dendê e coentro. A porção para duas pessoas, servida na panelinha de barro, acompanha arroz branco soltinho e sai a R$ 190.

Camarão VG da Cabana Coco Brasil, em Caraíva

Camarão VG da Cabana Coco Brasil, em Caraíva

O famoso pastel de arraia
Não dá para ir a Caraíva sem provar algum sabor de pastel do Boteco do Pará. O mais concorrido pelos visitantes é o recheio generoso de arraia. Com diversas mesas nas partes interna e externa, o estabelecimento é um verdadeiro point, onde se encontram moradores e turistas para um bom papo.

Onde ficar e como chegar
As vans com ar-condicionado e bancos reclináveis das empresas de transfer Yes Receptivo e Pequeno Tour são excelentes para o trajeto de Porto Seguro até Caraíva. Já no vilarejo, recomendo a pousada Casa de Paixão, que fica perto do desembarque, é acolhedora, tanto para casais quanto grupos.. O café da manhã é excelente, com opções de tapiocas (a de banana da terra com queijo e canela é imperdível) e pãozinho de queijo, tudo feito na hora, além de iogurte caseiro e sucos naturais. A presença de saguis no ambiente externo é um charme a mais ao despertar.

Delicioso café da manhã da Pousada Casa de Paixão

Delicioso café da manhã da Pousada Casa de Paixão

Atenção aos resíduos
Aos poucos, a estrutura para os serviços essenciais vai sendo melhorada pela nova gestão municipal. A energia pode faltar, então, não dispense uma lanterna na hora de fazer a mala. Outro conselho é reduzir ao máximo os resíduos produzidos durante a estadia. Moradores costumam desestimular o consumo em long neck, já que o vidro pesa no transporte do lixo. É comum, também, encontrar à venda variedades de ecocopos, que podem ser lavados e reutilizados.

Faça uso de um ecocopo durante a permanência em Caraíva

Faça uso de um ecocopo durante a permanência em Caraíva

O recolhimento do lixo, aliás, que era feito com tração animal, passou, recentemente, a ter o serviço aperfeiçoando para o modelo motorizado. Durante minha estada, dois novos quadriciclos foram entregues ao distrito.

(*) Da redação Menu

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana