Noticias

Confira 5 dicas para perder o medo da panela de pressão

Foto: iStock
Foto: iStock

A “primeira” panela de pressão foi criada ainda no século 17, pelo físico francês Denis Papin. O aparelho, no entanto, era bem diferente dos modelos que conhecemos hoje: consistia de um cilindro de ferro fechado hermeticamente, usado para aquecer a água acima do seu ponto de ebulição (100ºC).

+Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+Livros com receitas para air fryer ‘bombam’ na Amazon
+Menu testa: Panela de Pressão Elétrica Electrolux

O primeiro modelo a fazer sucesso comercial, por sua vez, foi o ICMIC, lançado em 1910 pelo indiano Indumadhab Mallick para preparar rapidamente ingredientes essenciais da culinária indiana, como arroz, lentilhas e legumes.

De lá para cá, outros modelos aperfeiçoados e mais seguros surgiram (as mais modernas são elétricas), mas o princípio permanece o mesmo: a comida é cozida em um recipiente hermeticamente fechado e, assim, a água fica muito quente, reduzindo o tempo dos preparos.

Mas, mesmo sendo muito mais seguras atualmente, as panelas de pressão ainda deixam muita gente com medo. E se a válvula entupir? Quanto tempo a panela deve ficar no fogo? Como fazer para tirar a pressão?

Para ajudar esse time de cozinheiros receosos, pedimos algumas dicas à Brinox, fabricante de utensílios de cozinha, sobre como escolher e utilizar com segurança uma panela de pressão. Confira a seguir.

Procedência

Os bons modelos devem ser certificados pelo Inmetro e têm válvulas de segurança para evitar acidentes na cozinha. Ler o manual de instruções também é muito importante para, indica a Brinox.

Tempo

As receitas sempre indicam o tempo de cozimento a partir do instante em que a panela pega pressão. Ou seja, se a receita indica que o feijão precisa ser cozido por 30 minutos, esse tempo só vale depois que a panela pegar pressão.

Fogo

Depois que a panela pega pressão, não é preciso deixá-la no fogo forte. Isso pode sobrecarregar a(s) válvula(s) de segurança e ainda encurta a vida útil do utensílio.

Abrindo

Quando terminar o tempo de cozimento, o mais indicado é apagar o fogo e aguardar a pressão sair naturalmente. Se estiver com muita pressa, vale levantar a válvula com ajuda de uma colher de pau ou silicone. Evite resfriar a panela com água fria, isso pode danificar o produto.

Cuidados

Panelas de pressão são itens que podem durar anos, se bem cuidadas. Durante a limpeza é necessário assegurar-se de que não há resíduos de gordura que podem entupir a válvula. A válvula e a borracha de vedação deve ser trocada ao menos uma vez por ano.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana