Coluna

Chef de Prado ensina receita de robalo e camarão crocantes com risoto de bobó

Chef de Prado ensina receita de robalo e camarão crocantes com risoto de bobó
Chef de Prado ensina receita de robalo e camarão crocantes com risoto de bobó

A chef Marcia Marques – rosto e alma do Restaurante Banana da Terra, elogiado por chefs renomados, como Claude Troisgros, carrega as influências, saberes e sabores da terra onde cresceu, Prado, no sul da Bahia.

Para o Festival Gastronômico 2021, que completa 15 anos, a inspiração da cozinheira e empresária chega essencialmente do mar, homenageando uma pradense “retada”, a pescadora Dona Nidinha.

Da canoa da amiga, Marcia se serve de camarão e robalo, e, da terra, pega o coco e o caju para criar o prato do evento: Robalo e camarão no crocante de castanha de caju, acompanhado de risoto de bobó e lascas de coco.

O mês de outubro em Prado, no sul da Bahia, reserva inúmeras experiências gastronômicas. Entre os dias 01 e 17, a Prefeitura Municipal de Prado, em parceria com a APRHOPE e o SEBRAE, promove seu 15º Festival Gastronômico e Cultural, com o tema “Pé na Areia e Sabor de Mar”. O evento conta com mais de 70 estabelecimentos participantes e 90 pratos com opções entre prato principal, petiscos, lanches, sobremesas e drinks.

O grande diferencial deste ano é que há restaurantes participantes de importantes cidades turísticas bem próximas a Prado, como Cumuruxatiba, Corumbau e Guaratiba. Por isso, o festival celebra toda a diversidade praiana que as cidades têm a oferecer para os turistas. Assim como Prado, os demais distritos apostam na retomada do turismo conforme avança a vacinação e o retorno das atividades.

E nem só de gastronomia vive essa região. Conhecida como “Costa das Baleias”, é possível agendar passeios para a avistação de jubartes que, nesta época do ano, costumam se exibir nos mares da costa do  sul da Bahia.

Dona Nidinha – receita

Cozinhar 200 de gramas de arroz arbóreo com 200 ml de água e reservar.

Bobo de camarão
– 200 gramas de camarão rosa filé
– 50 gramas de aipim cozido e passado no liquidificador
– 30 gramas de cebola
– 50 de tomates picados
– Coentro e cebolinha picados
– 150 ml de leite de coco
– 1 pimenta de cheiro picadinha
– 70 ml de dendê
– Sal a gosto

Modo de fazer
Frite a cebola no dendê. Adicione os tomates e metade do leite de coco. Coloque os camarões e deixe por 2 minutos. Adicione o cheiro verde, a pimenta e o aipim cozido e processado. Coloque o restante do leite de coco e o arroz.

Camarão e robalo
– 150 gramas de robalo (para empanar e decorar)
– 100 gramas de camarão VG (para empanar e decorar)

Pegue o filé de robalo e o camarão e deixe marinando no limão e no suco de caju por 2 min. Empane numa mistura de castanha de caju triturada e coco fresco ralado e frite em óleo quente.

Reserve um  pouquinho do bobó para mistura com o risoto e sirva como indica a foto (destaque).

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana