Noticias

Saiba por que você nunca deve guardar comida quente na geladeira

Foto: iStock
Foto: iStock

A cena é bastante comum: para não ter que ficar cozinhando todos os dias, você faz uma leva grande de arroz e feijão (ou outras receitas) para a semana inteira. Depois de almoçar ou jantar, a tentação é de guardar a comida imediatamente na geladeira. Mas você nunca deve fazer isso.

+Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+Veja quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil

Primeiro, você não quer estragar a sua geladeira. Além disso, as comidas muito quentes vão alterar o funcionamento do eletrodoméstico e podem até mesmo estragar os alimentos que já estão ali guardados. Confira a seguir como armazenar corretamente a comida recém-preparada.

Do fogão para a mesa – e só

Vamos pensar na combinação mais básica dos brasileiros: arroz e feijão. Após cozinhar uma panelada de cada alimento, a comida estará bastante quente, o que é ótimo, desde que você vá almoçar ou jantar em seguida.

Mas, se você colocar essas comidas bem quentes na geladeira, seu eletrodoméstico vai dar uma “surtada”. Isso porque a geladeira sempre busca manter a temperatura estável.

E, com comida quente dentro, ela vai precisar trabalhar mais para manter a temperatura estável. Além disso, o calor pode aquecer alimentos próximos e pode fazer com que bactérias proliferem mesmo em comidas. Para não correr riscos, você deve adotar a estratégia abaixo.

Dividir para conservar

Digamos que você tenha feito uma grande quantidade de feijão. Se você colocar a panela inteira na geladeira, a comida vai demorar mais tempo para resfriar. Isso porque uma panela grande cheia de comida tende a conservar a temperatura por mais tempo (os professores de física deveriam usar isso como exemplo em suas aulas).

Por outro lado, se você distribuir o feijão em potes menores, o alimento vai esfriar mais rápido. O que acontece é que uma quantidade menor de comida (como nesse caso) mantém a temperatura por menos tempo e esfria mais rápido.

Além de não fazer sua geladeira trabalhar mais do que deveria, a outra vantagem é que você pode guardar uma parte da comida pronta na geladeira e a outra no freezer, para consumir depois.

Quando colocar?

Antes de sair enchendo a geladeira, uma dica essencial: espere os alimentos esfriarem em temperatura ambiente antes de guardá-los no eletrodoméstico. Após 30 minutos, mais ou menos, eles estarão “morninhos” e não devem prejudicar sua geladeira nem outros produtos guardados ali. Para facilitar o processo, coloque os alimentos em recipientes próprios para geladeira e deixe uma parte da tampa aberta, para ajudar a reduzir a temperatura.

Tou com pressa, e agora?

Se você precisa guardar os alimentos rapidamente na geladeira por qualquer motivo que seja, há um truque. Pegue uma panela grande e a encha com bastante gelo e água. Mergulhe os potes bem tampados na água gelada até que as embalagens estejam resfriadas.

É possível que a troca de calor derreta o gelo e a água esquente. Caso isso aconteça, troque a água da panela e coloque mais gelo.

(*) Da redação da Menu

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio