Coluna

Momento é especial para provar vinhos gregos à venda no Brasil

A Alpha Estate, uma das mais importantes vinícolas da Grécia, produz os melhores vinhos com a uva Xinomavro, tanto tintos quanto rosés
A Alpha Estate, uma das mais importantes vinícolas da Grécia, produz os melhores vinhos com a uva Xinomavro, tanto tintos quanto rosés

A uva Xinomavro, predominante do Norte da Grécia, é festejada no primeiro dia de novembro mundialmente e, no Brasil, a época é um excelente momento para entender melhor sobre os vinhos gregos.

Estamos no final da colheita e no início da produção dos vinhos produzidos pela varietal Xinomavro, nome que é a junção de duas palavras gregas que significam acidez e negro, que indicam, portanto, seu sabor.

A coloração dos vinhos é escura e são notados altos níveis de acidez no paladar, assim como aromas complexos e frutados. Assim, a uva Xinomavro é reconhecida por produzir alguns dos melhores vinhos tintos de todo o Mediterrâneo.

A variedade é especialmente encontrada nas montanhas da região da Macedônia, na região Central Norte da Grécia e ao Norte de Thessália, predominantemente em quatro zoneamentos (Amyndeon, Goumenissa, Naoussa e Rapsani), onde sua cultivação se ajustou ao longo dos séculos.

A Alpha Estate, uma das mais importantes vinícolas da Grécia, produz os vinhos tintos e rosés (incluindo o único vinho rosé PDO do país).

Entre muitos prêmios e elogios, o vinho que tem se destacado recentemente é o Reserva Xinomavro Vieilles Vignes Single Block Barba Yannis de 2016, que ficou entre os 50 melhores vinhos para 2020. Foi a primeira vez que qualquer vinho grego recebeu tal distinção. De cor rubi escura brilhante, no nariz tem complexo com buquê típico de tomate seco, frutas pretas esfumadas, morangos, cerejas pretas, alcaçuz e especiarias. De corpo inteiro, com rica profundidade de fruta, amoras, ameixas, notas herbáceas e carvalho no dorso. Taninos sólidos e aveludados e final de boca longo com aromas persistentes. A garrafa sai a R$ 548,70 na Monte Dictis,

Um branco grego sem defeitos
Para quem gosta de um bom vinho branco, a dica da coluna é o Strofillia White Dot Moschofilero Malagouzia IGP Peloponeso. Elaborado a partir das variedades Moschofilero (80%) e Malagousia (20%), é um vinho com aromas intensos de pétalas de rosa e frutas de polpa branca. Vendido a R$ 155,74 na Monte Dictis, destaca-se pelo seu agradável, fresco e longo final de boca. Harmoniza bem com receitas da cozinha mediterrânea, como frutos do mar, peixes grelhados, saladas frescas e massas.

Instagram will load in the frontend.

(*) Da redação Menu

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio