por Rogério Santos *

Quando chega o fim do ano é comum as pessoas procurarem ingredientes que de acordo com a crença popular são capazes de atrair boa sorte para o novo ciclo que se inicia, como lentilha, romã, tâmara e figos.

Segundo historiadores, a explicação remonta a milênios, já que tâmaras e figos secos se conservavam muito bem e faziam parte da dieta de povos no Egito e na Mesopotâmia. Já as lentilhas foram essências no período de escassez durante a peste negra, que assolou a Europa medieval. A romã por sua vez marca presença em rituais judaicos, sendo associada à fecundidade e a saúde.

No Brasil, a festa de Réveillon tem raízes europeias, que nasceram de festas pagãs e evoluíram com o cristianismo. Com isso, criou-se um jeito bem brasileiro de fazer valer a crença popular. Uma das receitas mais famosas consiste em colocar uma moeda em baixo de um prato de lentilhas por que se acredita que os grãos vão trazer dinheiro no próximo ano.

Prato principal no Natal, o peru é vetado pela crença popular na última noite do ano por que cisca para trás e não traria progresso no ano que se inicia. Se você é supersticioso ou não, o que não se pode negar é o sabor e variedade que esses pratos podem trazer para a sua ceia de Réveillon. Confiras as receitas de pratos e drinks para um 2019 com saúde, prosperidade e fartura. Feliz 2019!

Lentilha na pressão 
Arroz com lentilhas e cebolas douradas
Pargo, purê de cabotiã assada e lentilhas beluga
Pasta de frutas secas e romã
Refresco de romã
Sorvete com calda de romã
Lombo de vitela com geleia de figo
Relish de figos
Éclair chocovelã
Drink brasiliana
Drink prosperidade

* com citações da reportagem “Superstição à mesa” de Andrea Lincht, publicada na edição 157 da Revista Menu.