da redação da Menu

Viajar é um dos grandes prazeres da vida. A sensação de conhecer novas culturas fica ainda melhor se for acompanhada por um bom vinho. E que tal além de degustar a bebida saber um pouco mais sobre sua história? Há museus de vinho espalhados pelo mundo. De instalações de alta tecnologia em museus modernos interativos a instalações subterrâneas, há opções interessantes que vão saciar a sede de conhecimento e de uva.

Na Austrália, o museu D’arenberg é um prédio de cinco andares no McLaren Vale, que abriga o “Museu das Realidades Alternativas”. No local há uma sala sensorial de vinhos, um fermentador virtual e uma sala de vídeo de 360 ​​graus, entre outras experiências táteis. Um restaurante no local completa a experiência sensorial.

Já na Grécia, o museu do vinho koutsoyannopoulos fica localizado na ilha de Santorini. Aninhado em uma caverna a oito metros abaixo do chão e a 300 metros de comprimento, no local é possível saber como era a produção de vinho desde os anos 1600. Uma degustação de vinhos encerra o passeio.

O musée du vin em Paris é direcionado aos aficionados por história. São mais de 2.000 itens em exibição. A experiencia pode ser complementada com uma aula de degustação de vinhos. Ainda na França, o novo museu do vinho de alta tecnologia de Bordeaux não é apenas uma obra de arte arquitetônica. São muitas as possibilidades para se conhecer no local.

Abrigado em uma mansão no coração da melhor região vinícola de Portugal, o museu do vinho do douro conta com área de exposição e biblioteca, um restaurante, loja e um bar de vinhos.

O Vivanco Wine Museum de Rioja na Espanha guarda 8 mil anos de história do vinho em uma área de 4 mil metros quadrados que abriga cinco salas de exposições permanentes. Uma das principais atrações é 0 “Jardim de Baco”, deus do vinho que conta com uma coleção de videiras, com mais de 220 variedades de todo o mundo.

por fim, o aclamado Barolo Wine Museus da Itália é o mais interativo do país, oferecendo uma imersiva excursão cultural e educacional do mundialmente famoso vinho. O passeio termina no coração do castelo Falletti.