Restaurantes geralmente são ambientes agitados e, normalmente, muito trabalho acontece nos bastidores enquanto você está sentado numa mesa curtindo sua refeição. Só as pessoas que trabalharam na indústria alimentícia sabem exatamente o que se passa. De redes de fast-food a restaurantes finos, há segredos que esses estabelecimentos não querem que a gente saiba. 

Confira a lista abaixo com 25 coisas coisas que provavelmente você não saiba sobre os restaurantes:

1) Os menus são projetados para fazer você gastar mais

Assim como outras publicações, como revistas e jornais, há técnicas relacionadas à diagramação dos cardápios. Geralmente, são listados os pratos mais caros no lado direito do menu, porque é onde nossos olhos batem naturalmente. Alguns lugares colocarão seus itens mais caros na parte superior do menu para que outros itens pareçam com preços mais razoáveis.

2) O garçom é um vendedor 

Garçons e garçonetes são treinados para fazer sugestões que aumentam a conta. É por isso que eles vão recomendar que você adicione um coquetel, batatas fritas ou qualquer outro acompanhamento.

3) Os funcionários podem te escutar 

Mesmo que o restaurante seja barulhento, você ficaria surpreso com o quanto os funcionários conseguem realmente ouvir das nossas conversas privadas.

4) O suco pode não ser caseiro

Em lugares menores, a gente provavelmente verá limões e laranjas virando sucos. Mas em cadeias maiores, o que a gente bebe normalmente é uma mistura concentrada de suco

5) Os especiais provavelmente não são frescos 

Para evitar o desperdício de alimentos, a maioria dos pratos especiais são feitos com ingredientes com vencimento em breve  e precisam ser usados. O que de maneira nenhuma significa que a gente não deve pedir os especiais, já que restaurantes não podem servir comida passada.

6) Restaurantes muitas vezes aumentam o preço da segunda garrafa de vinho mais barata 

As vendas de vinho são uma parte significativa da renda dos restaurantes, por isso o preço das garrafas de vinho é pensado estrategicamente. Muitos clientes não se sentirão confortáveis em pedir a garrafa mais barata, então o segundo mais barato geralmente é o que é escolhido. É por isso que essa garrafa específica recebe um preço maior. 

7) Embalar suas sobras pode ser um incômodo para os atendentes 

Como os funcionários do restaurante estão ocupados atendendo outras mesas, eles jogam a comida em uma caixa sem pensar muito. Por isso, é melhor que você mesmo embale. É só pedir um recipiente de comida ao garçom ou levar o seu próprio de casa.

8) Saladas podem ser alguns dos itens menos saudáveis do menu 

Essa é particularmente surpreendente se você escolhe uma salada para comer alho mais “leve”. Mas alguns restaurantes adicionam muitos ingredientes engordativos às suas saladas, como molhos com muitas calorias, por exemplo. 

9) A comida não é realmente feita do zero 

Muitos restaurantes fazem sim a comida do zero, mas os restaurantes de redes não têm muitas refeições frescas. Por exemplo, molhos ou ensopados são muitas vezes congelados, selados a vácuo e aquecidos antes de serem servidos. 

10) O gelo normalmente é sujo
Na maioria dos restaurantes, máquinas de gelo raramente são limpas. E quando são, pode haver mofo saindo do filtro e ou do porta gelo. Eca.

11) Menu infantil pode ser carregado de açúcar
Infelizmente, as cadeias de restaurantes muitas vezes colocam açúcar nas refeições das crianças para que elas gostem mais da comida. Certifique-se de se informar sobre a nutrição antes de pedir o jantar de seus filhos.

12) Música alta está lá por um motivo 

Alguns restaurantes tocam música alta para fazer você pedir mais comida, comer mais rápido e sair mais cedo. Se você conseguir abstrair a música e se concentrar, você só vai pedir o que quiser. 

13) Garçons podem dizer quando o cliente está mentindo 

Na maioria das vezes, os garçons sabem quando a gente está mentindo. Então, se você não gosta de um item num prato que você está prestes a pedir, não minta e diga que você é alérgico. Eles preferem que você diga que não gosta do ingrediente e quer que ele seja deixado de fora. 

14) Talvez seja melhor não sair para comer nos feriados 

A maioria dos lugares aumenta os preços do cardápio em grandes feriados e dias especiais, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. É um dia agitado para o restaurante, então não espere que a qualidade da comida seja a melhor também. 

15) A comida contém um monte de manteiga e sal 

Se você já tentou recriar um prato de restaurante em casa, pode ter sido desafiador obter a mesma riqueza e sabor. Isso porque os restaurantes costumam abusar de manteiga e sal, o que é bastante insalubre quando consumido regularmente.  

16) O garçom pode não gostar de ser perguntado sobre sua opinião 

Isso incomoda, principalmente, porque eles não experimentaram todas as coisas do menu, além disso, todo mundo tem gostos diferentes. Por isso, não coloque pressão no garçom para ele recomendar sua coisa favorita no menu. Em vez disso, pergunte quais são os itens mais populares e peça com base no consenso dos clientes.

17) Buffets nem sempre são seguros 

Além das condições de cozimento questionáveis, os buffets também são manuseados por muitas pessoas, que se debruçam sobre a comida. Então pense duas vezes antes de comer em um buffet e também evite falar sobre eles enquanto estiver se servindo.

18) Embalagens de condimentos podem conter germes 

Os potes de condimento nas mesas do restaurante podem nunca ter sido lavados, o que significa que eles terão muitos germes. 

19) As bandejas de plástico podem ser mais sujas do que a gente pensa 

Você pode querer evitar usar as bandejas de plástico encontradas na maioria das redes de restaurantes e praças de alimentação. Muitas vezes, elas estão cheias de bactérias, por isso talvez seja melhor usar a mesa e alguns guardanapos. 

20) A cozinha é caótica 

Enquanto a maioria das áreas de jantar são organizadas e até sofisticadas, a cozinha é realmente caótica. Não se surpreenda se houver estresse, gritos e correria por trás das portas. 

21) Gorjetas quase sempre são para toda a equipe 

No Brasil, a gorjeta de 10% quase sempre já vem incluída na notinha. Em outros países, no entanto, a gorjeta fica a critério do cliente, mas ela também é dividida por toda a equipe. Por isso, ao viajar, pense duas vezes antes de dar uma gorjeta ruim e afetar o resto da equipe.

22) Você deve sempre conferir a conta duas vezes 

Erros podem acontecer, o que significa que você pode ser cobrado por itens que não pediu. Faça um favor a si mesmo e verifique duas vezes a conta antes de pagar.

23) Problemas com seu pedido nem sempre são culpa dos atendentes 

Se seu prato sair errado ou demorar muito, pode realmente ser culpa da cozinha. Claro, o garçom não vai dizer de quem é a culpa. 

24) Pessoas que vão sempre ao local provavelmente recebem tratamento especial 

Clientes regulares recebem tratamento especial da equipe, por isso não se surpreenda caso você veja outra mesa obter uma rodada de bebidas grátis ou atenção mais rapidamente. É sempre uma boa ideia ficar amigo da equipe se você planeja visitar o restaurante novamente.  

25) Você pode julgar a limpeza de um restaurante pelo estado do banheiro 

O banheiro de qualquer restaurante é uma boa dica de como a cozinha se parece. Se está em um estado questionável, então você provavelmente deve ir embora.

Fontes: Eat This, Not That! / Mashed /Notícias ao Minuto