por Tasca do Arouche (SP)

Ingredientes

1 kg de massa para lasanha bem fina

500 g de bacalhau, dessalgado e em lascas

350 ml de molho bechamel tradicional

150 g de queijo parmesão

300 g de queijo prato

3 cebolas

2 dentes de alho

Salsinha picada a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

molho bechamel

3 colheres (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite

1 pitada de noz-moscada ralada na hora

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto

creme de azeitonas

500 g de azeitonas pretas sem caroço

150 ml de molho bechamel tradicional

molho bechamel

Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por 2 minutos com uma espátula de silicone ou colher de bambu, até ficar levemente dourado. Retire a panela do fogo e, batendo com um fouet sem parar, vá acrescentando o leite. Mexa vigorosamente e volte a panela para o fogo. Aumente o fogo para médio e continue mexendo, sem parar, até ferver. Abaixe o fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouco – o molho deve ficar ainda líquido, pois vai hidratar a massa e espessar no forno.

creme de azeitonas pretas

Passe as azeitonas no processador até que se torne um creme. Adicione o molho bechamel e incorpore até ficar homogêneo. Reserve para a montagem da lasanha.

Modo de preparo

Refogue o bacalhau em azeite, uma cebola picada bem pequena e o alho. Deixe cozinhar até que o bacalhau fique bem macio, quase desmanchando. Incorpore ao bacalhau 150 ml do molho bechamel e o queijo parmesão. Misture bem. Acrescente a salsinha bem picada e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Deixe amornar e reserve.

montagem

Cubra uma forma de bolo inglês com papel-manteiga. Unte-o bem com azeite. Comece colocando uma camada de massa de lasanha. Pincele bem com o creme de azeitonas. Coloque uma camada de queijo prato (em fatias bem finas), seguido pelo creme de bacalhau. Repita a operação até a borda da assadeira. Leve ao forno médio por 15 minutos. Retire, deixe esfriar e leve ao refrigerador.

Para servir

Quando a lasanha estiver gelada, desenforme. Corte fatias generosas, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno para aquecer e, depois, à salamandra para gratinar. Num prato raso, coloque uma generosa quantidade de molho bechamel e acomode a lasanha. Polvilhe o bechamel com salsinha bem picada.

rendimento: 6 porções
preparo: 2 horas
execução: moderada