Em 2023, a Carlos Pizza se aproximou ainda mais de artesãos nacionais, trazendo aos paulistanos queijos de todas as regiões do país e reafirmando seu compromisso em fomentar pequenas produções artesanais. Depois do sucesso em sua primeira edição, o projeto que proporcionou importantes conexões retorna para mais uma temporada: a partir de março, volta a ficar em cartaz o Queijos do Brasil na Carlos, que tem como objetivo dar visibilidade a pequenas queijarias.

+ Com data para voltar, Feira de Queijos do Brasil na Carlos encerra 2023 com evento nos Jardins

A partir desta segunda-feira, 4, clientes que visitarem a Carlos na Vila Madalena ou nos Jardins encontrarão uma pizza especial e inédita no cardápio ─ desenvolvidas por Luciano Nardelli, as receitas ficarão em cartaz por apenas um mês.

Cada pizza é batizada com o nome do estado brasileiro onde o queijo usado foi produzido. Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará serão as três primeiras pizzas da 2ª temporada do projeto, vendidas ao preço de R$64 cada ─ elas ficarão disponíveis, respectivamente, em março, abril e maio. Por mais um ano, o projeto Queijos do Brasil na Carlos conta com curadoria da MarAberto.CO.

Conheça abaixo algumas das pizzas e dos produtores selecionados pelo projeto:

Março: Rio de Janeiro

A pizza combina queijo Serra Negra do Ateliê du Leite e geleia de pimenta dedo de moça.

Sobre o Ateliê du Leite: no Sítio Alto Paraíso, localizado no município de Valença, no Rio de Janeiro, Samara Lopes Gatto e sua família produzem leite que, ali mesmo, é transformado em deliciosos queijos, doces e iogurtes. Os queijos são produzidos com leite cru, maturados no próprio sítio e curados por pelo menos 30 dias. Os produtos da queijaria levaram medalha de ouro no 2º Mundial do Queijo do Brasil, em 2022, e medalha de bronze no VI Prêmio Queijo Brasil.

Sobre o queijo: autoral, o queijo Serra Negra é maturado por 4 meses e recebeu esse nome em homenagem à Serra Negra da Mantiqueira. Com consistência semi-dura, é untuoso, com amanteigado suave, pouca picância e notas de amêndoas. Ele é envolto em casca preta e apresenta uma linha tênue escurecida e irregular em seu interior, que remete à paisagem da Serra Negra. Conquistou medalha de bronze no VI Prêmio Queijo Brasil.

Instagram do produtor: www.instagram.com/atelieduleite

Abril: Minas Gerais

Pizza que combina, em sua cobertura, queijo Gomeiral, alho negro e manjerona.

Sobre a Queijaria Santo Antônio: em Passa Quatro, no sul de Minas Gerais, Joãozinho Laura cria gado, produz leite e queijos na Fazenda Velha, uma propriedade encravada na Serra da Mantiqueira. Ele se dedica à produção de queijos desde 2010, dando continuidade a uma tradição de outras gerações em sua família. Mas foi a partir de agosto de 2017 (depois de muita pesquisa e testes) que ele começou a fabricar queijos maturados e cheios de personalidade. Hoje, todos os queijos da marca são produzidos com leite cru e fermentação natural selvagem. Com o manejo extensivo, o rebanho se alimenta nos pastos gramíneas e arbustos nativos preservados, isso garante ao leite notável impressão do território.

Sobre o queijo: da categoria dos queijos duros, o Gomeiral desenvolve fermentação propiônica, que marca as peças com olhaduras (aqueles famosos furinhos, como o dos queijos suíços). Com formato hexagonal e casca alaranjada, é um queijo maturado por 5 meses, com passagem por duas câmaras, uma fria e outra quente. O resultado é um queijo com dulçor persistente, leve picância e massa pastosa na boca.

Instagram do produtor: www.instagram.com/queijaria_santo_antonio 

Maio: Ceará

Pizza que reúne, em sua cobertura, queijo Peleja, melaço de cana e poejo.

Sobre a Fazenda Timbaúba: na zona rural do município de Hidrolândia, no semiárido do Ceará, Sheilane Maria Rodrigues Magalhães e Edvando Rosa de Oliveira produzem queijos artesanais desde 2008. O carro-chefe da propriedade é o queijo coalho tradicional, todos feitos com leite cru. Eles também fabricam algumas versões temperadas e um tipo de ricota. O Peleja é o primeiro queijo maturado da marca.

Sobre o queijo: um queijo de leite cru, o Peleja tem massa semi-cozida, é prensado e maturado por 30 dias. Ele levou medalha de prata no Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados de 2023 e também recebeu medalha de prata no VI Prêmio Queijos do Brasil.

Instagram do produtor: www.instagram.com/fazendatimbauba 

Sobre a Carlos

A alma da Carlos, inaugurada em 2015 em uma charmosa casinha na Vila Madalena, são as pizzas individuais, fermentadas lentamente e cobertas com ingredientes fornecidos por artesãos nacionais. À frente do projeto, os sócios Luciano Nardelli, que responde pela cozinha, Carlos Verna, arquiteto, Arthur Hirsch, empresário, e Rodolpho Ruiz, administrador, realizam um constante e criterioso trabalho de curadoria de produtos locais.

Dos queijos e embutidos que cobrem as pizzas, passando pelos tomates orgânicos que são assados e servem de base para o delicioso molho da casa e também pelos cafés e chocolates utilizados nas sobremesas, tudo é cuidadosamente selecionado. O resultado é um menu que, além de pizzas criativas, sugere saladas, entradas frias ou preparadas no calor da lenha e doces bem executados, compostos, em sua maioria, por ingredientes brasileiros.

Para acompanhá-los, uma carta de vinhos que contempla rótulos naturais, além de cervejas especiais e coquetéis. Em 2019, com a inauguração de sua segunda casa, nos Jardins, a Carlos aprofundou seu propósito: utilizar seu cardápio e suas pizzas como veículos para apresentar a seus clientes os melhores produtos artesanais brasileiros.

Serviço

Carlos Vila Madalena

R. Harmonia, 501, Vila Madalena.

(11) 3813-2017

Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira e domingo, das 18h às 23:30h. Sexta e sábado até 0h.

Delivery via iFood, diariamente das 18h às 23h.

Carlos Jardins

Al. Tietê, 658, Jardins.

 (11) 3088-0666

Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira e domingo, das 18h às 23:30h. Sexta e sábado até 0h.

Delivery via iFood, diariamente das 18h às 23h.

Site: www.carlospizza.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/carlospizza_sp/