26/02/2025 - 7:19
Cinco cozinheiras baianas são retratadas na série documental Iyas Idanas – Mulheres da Cozinha (2023, Livre, 26 min). Dirigida por Safira Moreira, a série joga luz sobre as mulheres do axé, que resguardaram os segredos das receitas da culinária africana na diáspora. Acarajé, acaçá, caruru, vatapá, abará, iguarias da Bahia, a cozinha que surgiu como uma forma de agregação de um povo, como fazem as protagonistas da série, Angélica Moreira, Egbomi Cida, Lili Almeida, Jaqueline Bispo e Ana Célia.
A estreia do primeiro episódio, com Angélica Moreira, acontece dentro das comemorações do Dia da Mulher, em 8 de março, sábado, às 21 horas, na programação da multiplataforma de streaming CineBrasilTV, na Faixa Nossa Cozinha. Além das reapresentações, durante o mês, os demais episódios estreiam no canal.
As protagonistas
Angélica Moreira: mãe e filha de Oxum, mudou o curso de suas águas a partir da cozinha, quando criou o projeto “Ajeum da Diáspora”, onde realizava releituras de pratos africanos. Com um domínio desse espaço sagrado, o “ilê idana”, Angélica encantou amigos e clientes com seu tempero ancestral.
Egbomi Cida: Comemos a comida dos Orixás. O alimento é sagrado e nutre o corpo e o espírito. No terreiro, ser uma yabassé (mulher responsável pelo preparo do alimento) é um cargo da maior importância. No Opô Afonjá, encontramos Egbomi Cida, baiana de acarajé, que perpetua o legado das mais velhas de sua linhagem.
Lili Almeida: a feira é encruzilhada, espaço de trocas e reinvenção. É através da Feira de São Joaquim (antiga Feira de Água de Meninos), que a chef Lilian Almeida fortalece seu elo com a gastronomia.
Jaqueline Bispo: ela recorda de sua infância e das mulheres de sua família, enquanto cozinha sua receita favorita. Encontrou na gastronomia um espaço de autonomia.
Ana Célia: “No zanzibar essa menina bonita botou amor em mim. No zanzibar os Orixás acenaram com o não/sim”. Comandado por Ana Célia e eternizado na canção de Caetano Veloso, o Zanzibar chega como espaço agreg ador na Salvador dos anos 1970 e 1980. Através do tempero herdado de sua tia e sua proximidade com o movimento negro, a chef cria uma pequena África no bairro do Garcia.
Como assistir
O CineBrasilTV é uma multiplataforma de audiovisual com a programação linear de forma online, pelo https://cinebrasilja.com/, que também pode ser acessada pelo APP CineBrasilTV Já, sua plataforma de streaming, disponível também através da App Store e Pay Store para as versões Android e iOS, por R$ 9,90 por mês.