12/09/2022 - 19:15
Nesta terça-feira, 13 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Cachaça. Para comemorar a data com a pompa que ela merece, a Revista Menu te mostra como fazer a Caipirinha Perfeita. Veja a seguir.
+Caipirinha ganha título de patrimônio imaterial do estado do Rio
+Mais que caipirinha, cachaça é base de inúmeros drinks
+Receita simples e deliciosa de quentão com cachaça
1- A cachaça
A caipirinha é conhecida mundialmente por ser uma bebida típica brasileira preparada com a nossa legítima cachaça. O melhor tipo para a caipirinha é a de alambique, o que proporciona uma bebida mais rica em sabores e aromas.
2- Os limões
O mais comum utilizado no preparo da receita é o tahiti, mas a bebida também pode ser feita com limão siciliano ou o cravo, por exemplo. O importante é escolher as frutas com cuidado. Os limões mais macios e com cascas lisas são aqueles que possuem mais suco.
3- Casca do limão
Para preparar a caipirinha, o ideal é usar o limão cortado em gomos. Isso porque você conseguirá tirar com mais facilidade a parte branca do miolo da casca, o que pode deixar a bebida amarga. Corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento e, em seguida, cada parte em mais 2 metades. Use o limão em rodela apenas para decorar.
4- Ordem dos ingredientes
A caipirinha perfeita se inicia com o limão. Leve as frutas picadas para um copo e, com a ajuda de um pilão, amasse-as com o açúcar. Em seguida, acrescente o gelo e só então, a cachaça.
5- Evite a coqueteleira
Muitos drinks pedem uma sacudida na coqueteleira. Não é o caso da caipirinha. O ideal é misturar delicadamente os ingredientes em movimentos circulares. Isso evita que sua bebida fique aguada.
E agora, uma dica extra e muito importante: aproveite!