Muitos consideram a ceia de Natal como a refeição mais importante do ano. Por isso, não há margem para erro, especialmente ao preparar os pratos principais. Se o peru ou as aves natalinas foram sua escolha de principal para a ceia deste ano, confira 5 erros comuns a serem evitados, sugeridos pelo site Love Dublin:

1. O tamanho importa

A primeira coisa a definir é quantas pessoas virão para a ceia. A parti daí, calcule o tamanho da ave a ser comprada, lembrando que perus têm tamanhos maiores. Uma ave de 4 kg serve bem 6 pessoas, enquanto um peru maior, de 7 kg, vai melhor para grupos grandes. Essa última opção também é bacana se você é daqueles que adoram usar as sobras para preparar outros pratos no dia seguinte, como salpicão, tortas ou um arroz caprichado.

2. Marinar é importante

A maioria das aves natalina disponíveis no mercado brasileiro já vêm temperadas. Mas isso não impede – nem deve impedir – que se faça uma boa marinada para personalizar o tempero e dar um sabor a mais. Nesse caso, calcule o tempo necessário para descongelar a ave inteira, dentro da geladeira, e mais uma noite inteira de marinada, que pode ser seca ou úmida. No caso da seca, vale esfregar uma mistura de manteiga em temperatura ambiente com mostarda, ervas frescas e secas, alho e cebola, por dentro e por fora da ave (inclusive sob a pele). A marinada úmida envolve ervas, especiarias, alho, cebola, raminhos de alecrim e tomilho, e uma boa bebida para trazer acidez, como vinho branco seco, cerveja ou até suco de laranja misturado com limão. Deixar marinando da noite para o dia, com o peru já descongelado e dentro da geladeira, é garantia de sucesso.

3. Não regue com muita frequência

Um dos segredos de um bom assado, especialmente as aves, é regar as partes com o caldinho que se forma no fundo da assadeira. Porém, muita gente acaba fazendo isso muitas vezes, sem dar o tempo do forno ficar aquecido o suficiente para assar o bicho. Para acertar na medida, procure regar o peru ou ave natalina a cada 45 minutos, focando principalmente no peito, já que essa parte tende a ressecar mais, repetindo o processo até o peru ficar bem douradinho por fora, mas ainda úmido. Vale colocar um pouco de manteiga no peito antes de assar para garantir que fique ainda mais suculento.

4. Use um termômetro de cozinha

Peru e aves natalinas disponíveis no mercado costumam vir com um termômetro interno que avisa quando o produto já está devidamente cozido por dentro. Mas, no caso de aves muito grandes, vale usar também um termômetro de cozinha, assim você garante que todas as partes estejam suficientemente assadas, porém ainda suculentas. A temperatura interna precisa alcançar pelo menos 70ºC para prevenir qualquer tipo de proliferação de micro-organismos, evitando intoxicações alimentares por carne mal cozida.

5. Deixe descansar

Sim, o dia do preparo da ceia é uma correria sem fim. Mas é importante preparar o peru e as aves natalinas com um pouco de antecedência, para que elas descansem antes de ir para a mesa. É muito importante não pular essa parte: a dica é deixar o prato descansar por 40 minutos a 1 hora (depende do tamanho da ave) antes de servir. Dessa forma, o prato estará numa temperatura agradável quando chegar à mesa, e todos os sucos próprios da carne estarão redistribuídos internamente, o que garante mais suculência para o assado.