A manteiga é um ingrediente fundamental para quem adora cozinhar e comer bem. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como armazená-la: é melhor dentro ou fora da geladeira?

Pensando nisso, o site NDTV Food elaborou 5 dicas para guardar e preservar a manteiga, mantendo-a sempre fresca. Confira:

1. Mantenha a manteiga refrigerada

Sim, a melhor forma de manter a manteiga sempre fresca é guardá-la na geladeira. Quando ela fica em temperatura ambiente por muito tempo, sua gordura pode oxidar, o que causa aquele famoso e desagradável gosto rançoso. A textura, a cor, o sabor e o aroma mudam quando as gorduras da manteiga rancificam. Mas guardar o alimento no refrigerador, bem acondicionado, evita que a manteiga estrague.

2. Evite exposição à luz solar

A manteiga salgada dura mais tempo em temperatura ambiente do que a sem sal. Por isso, algumas marcas ainda são comercializadas dessa forma, sem necessidade de refrigeração. Se for esse o caso da sua manteiga, ainda assim é importante mantê-la em local seco e longe da luz solar – isso evita um crescimento bacteriano indesejável.

3. Evite papel-alumínio

As folhas de papel-alumínio são muito práticas na cozinha, mas não são interessantes para embalar manteiga, pois o metal acelera a oxidação do produto, podendo causar o temido ranço. O melhor é usar outro tipo de embalagem, como filme plástico ou mesmo papel-manteiga.

4. Use recipientes fechados

A melhor forma de conservar a manteiga fresca depois de aberta a embalagem é usar potes hermeticamente fechados, como aqueles de plástico com tampa. Esses frascos protegem a manteiga da luz, do oxigênio e do calor, ajudando a preservar seu frescor por mais tempo e evitando o crescimento de micro-organismos indesejáveis. E lembre-se: geladeira, sempre, com a embalagem bem fechadinha.

5. Não jogue fora a embalagem de papel

Se possível, não jogue fora a embalagem de papel que envolve a manteiga. Ela ajuda a preservar o sabor do produto e pode até mesmo ser usada como utensílio para servir a manteiga à mesa, dispensando o uso de pratos e bandejas. Também dá para usar como proteção para o que sobrou da manteiga, para mantê-la na geladeira.