Chega à América Latina, em 2025, o prêmio Champions of Change Award, concedido pelo  Latin America’s 50 Best Restaurants. O prêmio, que inicialmente era distribuído exclusivamente pelo The World’s 50 Best Restaurants, reconhece “pessoas essenciais para a evolução positiva e duradoura do setor de gastronomia e hospitalidade”. Neste ano, a homenageada foi a chef da República Dominicana Inés Páez Nin, conhecida como Chef Tita. 

A chef lidera a Fundación IMA, organização não-governamental que tem foco na melhoria de vida de pequenos agricultores, comunidades rurais e produtores locais da República Dominicana. Segundo comunicado à imprensa, “a visão da fundação é servir de inspiração para o trabalho social, incentivando gerações futuras a continuar desenvolvendo a zona rural do país, capacitando famílias de agricultores e preservando as técnicas culinárias que compõem a tradição dominicana”. 

“Para mim, este reconhecimento é uma homenagem sincera aos anos de dedicação e amor dedicados a resgatar e reimaginar a culinária dominicana. Nossa missão sempre foi honrar nossas raízes, dar visibilidade à nossa herança culinária e garantir que as vozes de nossos agricultores, produtores e comunidades sejam celebradas muito além de nossas fronteiras”, celebra a chef.

Inés Páez Nin, a Chef Tita (Divulgação/Latin America’s 50 Best Restaurants)

Fundación IMA

O nome “IMA” significa “alimento” em Taíno – uma comunidade indígena do Caribe. Seus programas têm como foco o desenvolvimento rural, a conservação cultural, a educação e o treinamento em segurança alimentar, nutrição e saúde, e baseiam seu trabalho em fontes locais, soberania alimentar e na promoção da gastronomia dominicana dentro e fora do país.

Esse não é o primeiro reconhecimento internacional significativo da ONG: em 2023, Chef Tita ganhou a “Medalla Al Mérito de la Mujer Dominicana” e foi nomeada embaixadora culinária global do Paseo de las Estrellas de la Gastronomía, na Espanha. A chef também é ativista da preservação cultural e teve papel fundamental na declaração do casabe, pão de mandioca típico caribenho, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

50 Best Restaurants 2025

Segundo a premiação, o Champions of Change Award é o primeiro de vários prêmios que serão revelados antes da cerimônia do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025 — que ocorre em Antígua, na Guatemala, no dia 2 de dezembro