Apesar de o movimento de clientes ter aumentado com a reabertura do setor e o avanço da vacinação, a maioria dos bares, restaurantes, cafés e lanchonetes do Brasil ainda faturam menos do que antes da pandemia do novo coronavírus.

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Segundo pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion e o Instituto Foodservice Brasil (IFB), 63% dos estabelecimentos consultados disseram que as vendas em outubro de 2021 foram menores que as de outubro 2019.

Entre os motivos, está a redução do poder aquisitivo dos clientes. Segundo as empresas consultadas, metade do público tem consumido menos que antes da pandemia. “A volta da inflação certamente será um dos nossos desafios para 2022”, afirmou Fernando Blower, diretor executivo da ANR, por meio de comunicado.

“A boa notícia é que temos uma pequena melhora de alguns indicadores, como o número de empresas endividadas”, avaliou. De acordo com a pesquisa, 55% dos estabelecimentos declaravam estar endividados em setembro. O percentual caiu para 48% em outubro.

Cerca de 50% dos entrevistados, porém, afirmaram que vão levar até 3 anos para pagar seus débitos. “O processo de recuperação será longo. E ainda vivemos momentos de muita apreensão com o aumento de casos de Covid-19 na Europa e a chegada da nova variante (Ômicron)”, explicou.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 28 de novembro deste ano com 560 empresas de todo o País e de diferentes perfis. As empresas pesquisadas representam 15.512 lojas.

(*) Da redação da Menu