da Redação da Menu

Bateu a preguiça de ir para a cozinha? Aprenda a preparar essa prática e deliciosa bruschetta de mortadela com tomate e pesto de manjericão, receita dos chefs Cristiano Lanna e Erik Nako, da Prima Bruschetteria, do Rio de Janeiro:

 

bruschetta de mortadela com tomate e pesto de manjericão

por Cristiano Lanna e Erik Nako, da Prima Bruschetteria

pesto de manjericão

70 ml de azeite

½ dente de alho

10 g de pinoli ou nozes

1 maço (ou 50 g) de manjericão desfolhado

70 g de parmesão ralado

Pimenta-do-reino moída a gosto

bruschetta

2 de tomate italiano, cortado em rodelas

50 ml de azeite

4 fatias de pão italiano

1 dente de alho descascado

Pimenta-do-reino moída a gosto

100 g de mortadela

Folhas de manjericão para decorar

pesto de manjericão

Bata o alho e os pinoli em um liquidificador com um pouco de azeite. Acrescente o restante do azeite e o manjericão. Bata rapidamente e em seguida, finalize com o parmesão e a pimenta, batendo apenas para misturar. Reserve. A quantidade de pesto nesta receita é bem maior do que o necessário para as quatro bruschettas, porém pode-se guardar o pesto na geladeira por até 3 semanas. Para isto, passe-o para um pote, cubra com uma camada de azeite e feche bem o pote. Guarde-o na geladeira e sempre depois de usá-lo, cubra novamente com uma camada de azeite.

bruschetta 

Torre as fatias de pão em uma grelha de ferro, na torradeira ou no forninho elétrico, até que fique marcada e crocante. Esfregue um dos lados do pão, ainda quente, com o dente de alho descascado mas ainda inteiro. Passe ½ colher (sopa) de pesto sobre cada fatia de pão. Em seguida, cubra-as com 3 rodelas de tomate. Sobre o tomate disponha 2 fatias de mortadela. Regue com azeite, salpique com pimenta e decore com algumas folhinhas de manjericão. Sirva imediatamente.

rendimento: 4 bruschettas; preparo: 30 minutos; execução: muito fácil

 

Prima Bruschetteria

rua Rainha Guilhermina, 95, loja C – Leblon (veja no mapa)

(21) 3592-0881 – Rio de Janeiro – RJ

primab.com.br