29/02/2016 - 17:56
por Cintia Oliveira
Lembra do raio gourmetizador, aquele meme consagrado na internet que faz sátira de uma comida banal que ganha um toque de sofisticação? Pois é. Parece que nem o McDonald’s escapou dessa. A rede de fast-food acaba de lançar no Brasil o ClubHouse – Signature by McDonald’s, o primeiro hambúrguer gourmet da rede. À primeira vista, o sanduíche lembra uma versão gourmetizada do Big Mac, carro-chefe da marca, graças aos dois hambúrgueres (100% carne bovina, como exalta a propaganda), alface, queijo, molho especial e cebola (caramelizada, só para dar um toque gourmet). Mas as semelhanças param por aí. O ClubHouse vem ainda com bacon rústico, cheddar suave e cebola caramelizada, servido em pão tipo brioche.
O lançamento, alardeado em banners, propagandas de TV e por blogueiros de gastronomia, que o descreviam como a oitava maravilha do mundo dos hambúrgueres nas redes sociais, despertou a nossa curiosidade. Será que é tão bom quanto dizem? Movidas por algumas expectativas (e certo senso de realidade, diga-se de passagem), eu e a redatora-chefe da Menu, Beatriz Marques, provamos o sanduíche nesta segunda-feira (29) numa lanchonete localizada no bairro da Lapa, em São Paulo.
Diferentemente dos outros sanduíches da rede, nada de caixinha ou embrulho de papel: o hambúrguer gourmet é servido numa bandeja aberta e apenas forrada com papel-manteiga. Ainda vem com uma charmosa bandeirinha de plástico espetada no hambúrguer. O ponto forte do sanduíche é pão tipo brioche, que tem sabor amanteigado e textura firme, que ajuda a trazer certa estrutura ao sanduíche. Outro aspecto positivo é o bacon rústico (bacon é vida, não é mesmo?): macio, em porção generosa no sanduíche, tinha bom equilíbrio entre carne e gordura.
Já os pontos fracos começam na cebola caramelizada, que ficou só na promessa. Em nenhum dos quatro lanches adquiridos pela reportagem havia um cubinho sequer do ingrediente. E o molho especial lembra uma maionese pesada e gordurosa, tem excesso de condimentos como páprica e pimenta-do-reino, e sabor excessivamente ácido, capaz de roubar a cena numa mordida. Já o tal do cheddar suave, nada mais é do que um queijo processado com sabor artificial, em tom amarelado.
E a carne, que obviamente é a grande estrela do sanduíche, não foge do padrão da lanchonete: textura emborrachada, bem passada e sem sal. O ClubHouse vem com dois hambúrgueres, com espessura de 1 cm cada, o que pode ser um prato cheio para quem tem apetite de sobra.
Conclusão: deve-se reconhecer certo empenho por parte da rede em elaborar um sanduíche diferenciado. Apesar de ser bem razoável para os padrões do McDonald’s, é melhor os fãs da rede ficarem com os sabores já conhecidos. Afinal, o ClubHouse custa R$ 24,90 e, escoltado por batatas fritas e bebida, chega a R$ 29,90, preço considerado salgado. Para se ter uma ideia, um hambúrguer artesanal com queijo, cebola-roxa, tomate e alface custa R$ 18 no Bullguer, de São Paulo, e o original (hambúrguer artesanal de 160 g, queijo cheddar, cebola caramelizada, bacon e maionese caseira no pão preto) servido no Holy Burger, de São Paulo, custa R$ 27. Ou seja, se quiser algo diferente, melhor comprar em hamburguerias com a carne mais saborosa, no ponto desejado e com preço semelhante.