26/07/2016 - 15:00
por Pedro Marques*
São Paulo é um dos principais polos de produção de cervejas artesanais do Brasil, ao lado de Paraná e Rio Grande do Sul. Além de contar com várias cervejarias ciganas (leia mais na edição 204 da Menu), foi no Estado que surgiu a primeira cervejaria artesanal brasileira, a Baden Baden, e outras já tradicionais, como Bamberg e Colorado – que agora faz parte da multinacional AmBev. A distribuição, no entanto, ainda é complicada, principalmente no caso das cervejarias menores. Por exemplo, rótulos feitos pela Guarubier, de Guarulhos, vizinha a São Paulo, nem sempre são encontrados nos bares da capital.
Foi pensando em resolver, ou pelo menos atenuar, esse problema que abriu no fim do ano passado a Choperia São Paulo, bar dedicado às cervejas artesanais paulistas. A casa tem 20 torneiras e serve apenas chopes – segundo David Michelson, sócio do bar e também da cervejaria Júpiter, o objetivo é apresentar aos clientes as cervejas o mais frescas possíveis e em sua melhor forma. “Também queremos reforçar a cultura do ‘beba local’”, diz. Faz sentido: quanto menor a distância viajada pelas cervejas, sejam elas engarrafadas ou em barris de chope, melhor a qualidade.
E, para se ter uma ideia do que está sendo feito de interessante no Estado e conferir se os chopes são mesmo mais frescos, a degustação deste mês da Menu foi realizada na Choperia São Paulo, onde 12 chopes foram provados às cegas. O resultado você descobre a seguir.
ENTENDA
OS PONTOS
4,5 a 5 [ícone]
4 a 4,4 [excelente]
3 a 3,9 [de ótima qualidade]
2 ou 2,9 [boa cerveja]
1 ou 1,9 [cerveja com defeito ou mal acondicionada]
QUEM
DEGUSTA
Beatriz Amorim e Carolina Oda, Evandro Aguiar, Pedro Marques, René Aduan Jr., Roberto Fonseca
Todos as cervejas são compradas pela Menu e os preços indicados são os praticados em São Paulo
Choperia São Paulo
rua dos Pinheiros, 315 – Pinheiros (veja no mapa)
(11) 3360-5101 – São Paulo – SP
* Reportagem publicada na edição 205