04/10/2016 - 10:00
por Pedro Marques
Outubro chega com bastante novidades para os apreciadores de cervejas. A tradicional Oktoberfest de Blumenau (SC) acontece entre os dias 5 e 23, com opções oferecidas pela Brasil Kirin, detentora das marcas Eisenbahn (cerveja oficial da festa), Baden Baden, Ichiban e Schin, que marcam presença no festival. Outras marcas que estarão presentes são a Bierland, a Cervejaria Blumenau, a Das Bier e a Wunder Bier. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 40, dependendo do dia da visitação. Para mais informações, como programação e cervejas que serão oferecidas, visite o site oktoberfestblumenau.com.br
Em São Paulo, a cervejaria Paulaner organizará pela primeira vez sua versão da Oktoberfest nos dias 14 e 15, no Esporte Clube Pinheiros, com programação que inclui apresentações de bandas, pratos alemães a partir de R$ 15 e canecas de chope Paulaner Oktoberfest Bier de 1 litro por R$ 35. Os ingressos custam R$ 90 (sexta) e R$ 100 (sábado) e os camarotes custam R$ 400. Mais informações em oktoberfestpaulanerbrasil.com.br.
Já o Rio de Janeiro recebe entre os dias 12 e 16 a quarta edição do Mondial de la Biére, que ocupará 13 mil m2 do Pier Mauá, espaço 30% maior que o do ano passado. Cerca de 120 expositores deverão apresentar aproximadamente mil rótulos diferentes aos visitantes. A programação conta ainda com shows, concursos, mais de 20 estandes de alimentação e uma loja de cervejas especiais. Os ingressos individuais custam R$ 60,50 e o pacote para os cinco dias do evento sai por R$ 180. Mais informações em mondialdelabiererio.com.
E, se você não puder ir a algum desses eventos, não se preocupe: há várias novidades nas prateleiras especializadas em cervejas especiais. Confira a seguir:
Blumenau
A cervejaria de Blumenau (SC) tem como novidade a 1850, uma Barley Wine de 8% de álcool de guarda, que pode ser consumida em até três anos (o indicado é que ela seja consumida pelo menos depois de um ano, para os sabores apurarem). O rótulo deve custar cerca de R$ 20.
Capitu
Em parceria com a Better Food for You, empresa especializada em alimentos saudáveis, a Capitu lançou a Diadorim, cerveja sem glúten do estilo Saison e que tem mandioquinha como um de seus principais ingredientes e contribui para deixar a bebida mais suave. Tem 5,3% de álcool e preço sugerido de R$ 20.
Colorado
A cervejaria de Ribeirão Preto e que agora faz parte da Ambev lançou a Eugênia, uma Session IPA que leva lúpulos norte-americanos, alemães e franceses e uvaia, fruta típica da Mata Atlântica e que traz sabor cítrico à cerveja. A garrafa de 600 ml sai por R$ 15,90 no site emporiodacerveja.com.br.
Dogma
A Dogma vem apresentando rótulos conhecidos como “single hop”, em que se usa apenas um tipo de lúpulo, e a Azzaca Lover é a mais nova cerveja dessa linha. Do estilo Imperial IPA, ela leva, como o nome já sugere, lúpulo Azzaca, que se destaca pelos aromas cítricos e de frutas tropicais. É vendida em latas de 473 ml, com 8,5% de álcool, a R$ 35 (preço sugerido).
Urbana
A cervejaria paulistana lançou dois rótulos: a Boo Melancia, uma American Wheat Beer com 4,5% de álcool e lúpulo norte-americano citra, que confere aromas e sabores cítricos à bebida; e a Trocadalho do Carilho, uma IPA com 6,3% de álcool e que leva cereais não-maltados em sua receita, como aveia e trigo. As garrafinhas de 300 ml têm, respectivamente, preços sugeridos de R$ 21 e R$ 25.
Way Beer
Em março desde ano, durante o Festival Brasileiro de Cerveja, a cervejaria de Curitiba (PR) apresentou sua Dry Hopped Berliner Weisse, cerveja ácida e fermentada com lactobacilos que, diferentemente da versão original, ganha toques aromáticos do lúpulo. Agora a bebida começa a ser comercializada em garrafas de 355 ml, com 3,5% de álcool, e preço em torno de R$ 20.
Blumenau
Capitu
Colorado
Dogma
Urbana
Way Beer