29/11/2016 - 16:05
por Cintia Oliveira
Ícone de todo o dia 29, o nhoque da sorte é uma tradição italiana, que consiste em saborear a receita com uma nota de qualquer valor embaixo do prato. Reza a lenda que o ritual de comer sete bolinhas da massa em pé traz sorte e fortuna. Mas independentemente da sorte, que tal aproveitar a data e se deliciar com o nhoque? Confira uma seleção de receitas:
nhoque ao mascarpone e Parma
por Gustavo da Veiga Neto, do La Piadina
1 kg de batatas Asterix, são mais firmes do que as demais
300 g de farinha de trigo 00
3 colheres (sopa) de manteiga
500 g de mascarpone
250 ml de creme de leite culinário
2 colheres (sopa) de manteiga
100 g de presunto de Parma
Sal a gosto
nhoque ao mascarpone e Parma
Descasque as batatas e cozinhe-as em água fervente por 30 minutos, até que estejam cozidas. Passe-as no espremedor, junte a manteiga e sal a gosto, misturando bem.
Acrescente a farinha aos poucos e misture até obter uma massa firme. Modele rolinhos longos com massa e corte-os em pedaços pequenos. Achate-os ligeiramente com um garfo ou faça pequenas bolinhas. Cozinhe o nhoque em água fervente salgada até que comecem a flutuar, escorra, acrescente o molho de Mascarpone e Presunto de Parma e sirva quente.
molho de mascarpone e presunto de Parma
Corte o presunto de Parma em pequenos cubos. Acrescente a manteiga em uma frigideira grande, aqueça e adicione os cubinhos de Parma. Depois de 3 minutos, acrescente o creme de leite fresco até que fique bem quente, não deixe ferver para não talhar. Na medida em que for aquecendo, adicione o mascarpone aos poucos, mexendo sempre. Acrescente o molho acima do nhoque cozido e sirva a seguir.
rendimento 4 porções; preparo 1h30; execução fácil
nhoque de espinafre com molho de gorgonzola
por João de Lima, do Aguzzo
1 kg de batata
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de espinafre cozido, picado e bem apertado na xícara
2 ovos
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 ½ colheres (sopa) de manteiga
Sal e noz-moscada a gosto
molho de gorgonzola
300 g de queijo gorgonzola
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1 ½ xícara (chá) de leite
nhoque de espinafre
Descasque e cozinhe as batatas e esprema-as ainda quente. Adicione às batatas a manteiga, o parmesão, o sal e a noz-moscada. Leve à geladeira até esfriar completamente. Bata o espinafre com o ovo e reserve. Uma vez a massa já fria, acrescente a farinha, os ovos e o espinafre batido e misture bem. Divida a massa em porções menores para facilitar a modelagem do nhoque. Faça pequenos rolos com cerca de 1,5 cm de diâmetro e corte o nhoque regularmente. Coloque os nhoques em água fervente (se panela for pequena, faça isso aos poucos) e retire-os da água assim que subirem à superfície. Reserve.
molho de gorgonzola
Em uma panela, aqueça o leite e o creme de leite. Em seguida, em fogo baixo, sempre, adicione o queijo gorgonzola cortado em pedaços pequenos, o parmesão ralado e vá mexendo até derreter os queijos. Deixe reduzir até obter uma consistência cremosa.
para servir
Distribua o nhoque em uma travessa ou em pratos individuais e cubra com o molho. Sirva imediatamente.
rendimento 6 porções; preparo 1 hora e 30 minutos; execução fácil
nhoque à la parisiense
por Gustavo Young, do Bagatelle
180 g de manteiga
200 g de farinha de trigo
6 ovos
350 ml de água
30 g de purê de trufas negras
50 g de queijo Campo Redondo ralado
8 g de sal
molho
30 g de purê de trufas negras
30 g de queijo Campo Redondo ralado
15 ml de azeite trufado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
nhoque
Ferva a água com manteiga, adicione a farinha e mexa vigorosamente até descolar do fundo da panela. Coloque a massa na batedeira, adicione o purê de trufas, o sal, o queijo e os ovos, um a um. Modele os nhoques e cozinhe em água quase fervendo por 5 minutos. Escorra e reserve.
molho
Leve os nhoques cozidos à panela e incorpore os ingredientes do molho, com cuidado, para não quebrá-los, até que o molho esteja homogêneo. Sirva em um prato fundo. com mais queijo Campo Redondo ralado.
rendimento 4 porções; preparo 1 hora; execução fácil
nhoque com molho de gorgonzola, filé mignon e pancetta
por Paula Prandini, do Stuzzi
800 g de batata tipo asterix, descascadas e cozidas
300 g de queijo Grana Padano ralado
150 g de farinha de trigo
Sal e noz-moscada a gosto
Quanto baste de água
molho de de gorgonzola, filé mignon e pancetta
300 g de filé mignon já limpo e cortado em tirinhas
50 g de pancetta ou bacon de boa qualidade
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picados
1/2 cebola média bem picada
250 g de queijo gorgonzola ralado
350 ml de creme de leite fresco
Salsa fresca a gosto
nhoque
Amasse as batatas ainda mornas dentro de uma tigela. Junte o queijo, o sal e a noz-moscada e misture bem. Vire essa mistura numa bancada ou superfície lisa e vá salpicando a farinha aos poucos e mexendo, até virar uma massa homogênea. Corte a massa em pedaços e com as mãos vá modelando para fazer “tiras” compridas com e espessura de dois dedos. Corte pedacinhos pequenos e se necessário for, vá salpicando a farinha para eles não grudarem. Reserve. Em uma panela grande, coloque a água para ferver com um pouco de sal e vá colocando os nhoques para cozinhar aos poucos. Assim que eles subirem, estão bons. Retire e coloque numa bacia com água gelada para interromper a cocção e impedir que eles passem do ponto. Quando todos estiverem cozidos, escorra-os da água gelada, jogue um fio de azeite apenas para que não grudem e reserve.
molho de de gorgonzola, filé mignon e pancetta
Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e refogue a pancetta até dourar. Junte o alho e a cebola e deixe por mais uns 2 minutos. Acrescente o creme de leite fresco e o gorgonzola e mexa até derreter. Acerte sal e pimenta. Junte os nhoques já cozidos, a salsa fresca bem picada e evite mexer muito para que não se desmanchem. Desligue o fogo. Coloque no prato de servir e espalhe as tirinhas de mignon grelhadas em um pouco de manteiga e temperadas apenas com sal e pimenta por cima.
rendimento 5 porções; preparo 1h30; execução fácil
Aguzzo
Bagatelle
La Piadina
Stuzzi