12/09/2011 - 19:13
Por Beatriz Marques, de Lima (Peru)
Oito dos nove chefs do chamado G9 apresentaram durante o Mistura, evento gastronômico que está acontecendo na capital do Peru, a “Declaração de Lima”. O documento, na verdade uma carta de princípios e que tem o intuito de servir de inspiração para os futuros cozinheiros, foi apresentada por Dan Barber, Massimo Bottura, Gaston Acúrio, Ferran Adrià, Yukio Hattori, Michel Bras, Alex Atala e René Redzepi. A única ausência é do inglês Heston Blumenthal, que assina o documento apesar de não estar participando do evento em Lima. Confira, a seguir, os principais pontos do documento.
Em relação com a natureza
“Seu trabalho depende dos frutos da natureza. Como resultado, tem a responsabilidade de defender a natureza e de usar sua cozinha e sua voz como meio de recuperação e divulgação de determinadas variedades e espécies.”
Em relação com a sociedade
“Você é o resultado da cultura, portanto, é herdeiro de um legado de sabores, costumes gastronômicos e técnicas de cozinha.”
Em relação com o saber
“Você tem a oportunidade de gerar novos conhecimentos, seja desenvolvendo novas receitas ou participando de projetos de investigação profundos. E como tem o benefício de ensinar de outros, tem a responsabilidade de compartilhar seu aprendizado.”
Em relação aos valores
“Vivemos em uma época em que a cozinha pode ser uma bela forma de auto-realização. A cozinha é agora um campo em constante evolução, onde há várias disciplinas envolvidas, por isso é importante que encare suas inquietudes, sentimentos e sonhos com humildade, autenticidade e, acima de tudo, com paixão.”
A declaração foi acompanhada por uma platéia formada por cozinheiros, jornalistas e também curiosos, que lotaram o salão Criatividade, espaço onde acontece as palestras do Mistura. Os chefs também anunciaram que seu próximo encontro está marcado para 2012, em Tóquio.
A jornalista Beatriz Marques está no Peru a convite da Taca Airlines, do PromPerú e do restaurante La Mar.