10/01/2018 - 13:28
por Beatriz Marques
A Sapucaí terá um gostinho diferente no Carnaval deste ano. A escola de samba União da Ilha do Governador escolheu a gastronomia nacional para dar vida ao enredo “Brasil Bom de Boca”, que será apresentado durante desfile do grupo especial carioca, no dia 12 de fevereiro.
Serão 29 alas com a participação de 3.800 componentes que se fantasiarão de acordo com temas como frutas brasileiras (com destaque para o cacau), pimentas, cozinha nordestina e do norte do País – todos definidos pelo carnavalesco Severo Luzardo. “Falaremos também dos locais sagrados do ‘comer brasileiro’, que são os mercados, as feiras livres, os botequins. Isso é tão a cara de nossa população e é esse caminho bem brasileiro, dinâmico, que nós queremos passar no próximo carnaval”, avisa Luzardo.
E como não poderia faltar chef na avenida, o carnavalesco convidou a carioca Flávia Quaresma para coordenar a comitiva de cozinheiros. “Sempre curti o Carnaval e mergulhei de cabeça na ideia”, conta ela. Ao total, 75 chefs já confirmaram presença, que estarão divididos em dois carros: o que homenageia o cacau e o que representa um grande botequim, onde também desfilará a velha guarda da escola. Entre os nomes já confirmados estão Claude Troisgros e Laurent Suaudeau (como grandes homenageados), Paulo Machado (colunista da Menu), Onildo Rocha, Ana Luiza Trajano, César Santos, Roberta Sudbrack, Daniela Martins e Katia Barbosa. Mas Flávia avisa: “O Carnaval consegue juntar todas as classes sociais e isso foi uma preocupação grande para selecionar o grupo de chefs. Por isso, não queria só estrelado. Vamos ter chefs de comida de rua do Rio, por exemplo, com tanto (ou até mais) destaque no desfile.”
O tema, inédito entre as escolas de samba cariocas, veio em um momento especial para a gastronomia nacional, principalmente para o Rio de Janeiro, como ressalta Flávia. “Tivemos um ano (2017) extremamente difícil, quando só se falou mal do Rio por vários motivos. O Carnaval é um momento de alegria e ter esse holofote voltado para a nossa gastronomia é extremamente importante. Vamos começar 2018 lindamente, celebrando a gastronomia na avenida.”
Quem quiser sentir o gostinho do samba, dá para participar dos ensaios que acontecem aos sábados, às 23h, na quadra da escola (R$ 20 a entrada). E às quartas-feiras, às 21h, são feitos os ensaios de rua – a concentração é no Posto Ilha, na Estrada do Galeão, em direção à quadra.
Escola de Samba União da Ilha do Governador
estrada do Galeão, 322 – Cacuia (Ilha do Governador) (veja no mapa)
(21) 3396-8169 – Rio de Janeiro – RJ