Romeu e JuliEma

por Renata Vanzetto

Creme
150 g de leite condensado
110 g de creme de leite sem soro
75 ml de iogurte natural
1/2 pote de cream cheese
raspas de 1 limão-siciliano

Crumble
400 g de farinha de trigo
200 g de açúcar
200 g de manteiga gelada

Goiabada
500 g de goiabada cascão
100 ml de água

Tuile
1 e 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) açúcar
50 g de manteiga
350 g de glucose de milho
1 fava de baunilha

Goiabada em calda
1,5 litro de água
500 g de açúcar
6 cravos-da-índia
1 canela em pau pequena
2 goiabas

Creme
Leve para a panela o creme de leite e o leite condensado até ficar em ponto de brigadeiro de colher, em fogo baixo, sempre mexendo. Cuidado para não empelotar. Deixe esfriar. Misture o iogurte, o cream cheese e, por último, as raspas de limão. Passe numa peneira e deixe gelar durante 2 horas.

Crumble
Corte a manteiga em cubos pequenos. Em uma batedeira, misture a farinha e o açúcar, adicione a manteiga e bata na velocidade 1 até a manteiga se incorporar com os secos e virar uma farofa. Asse a 180°C por cerca de 25 minutos. Espere a esfriar e bata até ficar uma farinha com pedaços grandes.

Goiabada
Em uma panela, misture a goiabada cortada em pedaços com água. Cozinhe até a goiabada se dissolver completamente.

Tuile
Abra a fava e retire o interior. Em uma panela, misture a farinha, o açúcar, a glucose, a manteiga e a baunilha. Mexendo sempre, cozinhe em fogo baixo até formar uma massa lisa. Despeje em um recipiente e coloque no congelador até esfriar e ficar com uma textura de bala mole. Com um boleador, faça pequenas bolas de 10 g cada. Asse em cima de uma folha de papel-alumínio por 5 minutos a 210°C. Espere esfriar antes de usar.

Goiabada em calda
Deixe a água reduzir na panela em fogo baixo por volta de 20 minutos com o açúcar, o cravo e a canela. Corte a goiabada em fatias, coloque na água e reserve.

Para servir
Em um prato pequeno raso, disponha uma fatia da goiaba na calda, tire a calda, seque com papel para não escorrer no prato. Coloque o creme numa bisnaga ou numa manga de confeiteiro e faça uma gota grande sobre a goiaba. Depois, coloque uma gota da goiabada por cima do creme. Pegue uma tuile, quebre-a em quatro pedaços pequenos e coloque um em cada lado do creme. Ao lado do prato, finalize com o crumble.

Rendimento 3 porções
Preparo 3 h (+ 2 h de geladeira)
Execução moderada

Marakuthai
Alameda Lorena, 1.295, Jardins – São Paulo/SP