17/05/2019 - 11:00
da redação da Menu
Utilizada há milênios, as facas são um importante instrumento na gastronomia. Cada procedimento na cozinha exige um tipo de faca diferente, como explica o mestre em cutelaria Roger Glasser. “Desde a pré-história, quando surgiu em sua forma mais rudimentar, a confecção de facas se aperfeiçoou ao longo dos séculos para atingir o mais elevado patamar de qualidade e ser alçada à categoria de arte”, explica o especialista.
Confira 8 tipos de facas essenciais para ter na sua cozinha!
Bread knife
Também chamada de “faca para pão”. Por conta de sua lâmina serrilhada, ela amassa menos os alimentos, sendo ideal para cortar pão, tomates, frutas e embutidos.
Chaira
É o principal instrumento de afiação, seu uso diário é necessário para manter o fio das lâminas. Outro recurso para essa finalidade é a pedra para afiar. A diferença entre ambas é que a chaira apenas endireita a lâmina, sem desgastar o material (daí a recomendação de usá-la diariamente), enquanto a pedra faz o contrário.
Cutelo
É possivelmente a faca de menor uso prático na cozinha. Sua principal função é cortar carnes duras e ossos.
Faca do chef
Este tipo de faca tem entre 15 a 30 cm aproximadamente e ponta ligeiramente curvada. É a mais versátil das facas. Como o próprio nome diz, ela acompanha cozinheiros durante a maior parte da preparação dos pratos. É utilizada para cortar legumes, carnes e frutas com mais precisão.
Fillet knife
Comprida e curvada, é ideal para desossar e filetear, pois sua precisão e alcance facilitam o trabalho de separar carne dos ossos, e cortar frango e peixe.
Herb chopper ou mezzaluna
Com formato de meia-lua, esta variedade de faca é boa para picar ervas.
Paring knife
Por ser uma faca de tamanho menor é apropriada para tarefas mais delicadas, como descascar vegetais, limpar camarão e tirar sementes de frutas.
Utility knife
Faca um pouco maior e com serrilhas, é recomendada para frutas e legumes em que a lâmina lisa tem dificuldades para penetrar.