11/06/2019 - 9:00
da redação da Menu
É possível dizer qual a melhor sobremesa do mundo? Essa não é uma tarefa fácil, mas a CNN fez uma lista com sobremesas típicas de alguns países que são irresistíveis. Ficou curioso? Confira!
Alfajor – América do Sul
A iguaria faz sucesso em países como Argentina, Chile e Uruguai. Vale a pena experimentar as diferentes versões da sobremesa, mergulhadas em chocolate amargo ou cobertas com uma camada doce de leite.
Brownie – Estados Unidos
Sucesso nos Estados Unidos há mais de 100 anos, o brownie está presente em inúmeros livros de receitas e cada um tem a sua maneira particular de preparar a sobremesa.
Cannoli – Itália
Típico da Sicília, região do sul da Itália, o cannoli tem sua origem nas celebrações do carnaval em Palermo. Na receita tradicional , o doce é recheado com ricota feita com leite de ovelha.
Cornes de Gazelle, Marrocos
A iguaria é popular não apenas no Marrocos, mas também na Tunísia e Argélia. A versão clássica leva uma fina camada de massa ao redor de um recheio de amêndoas moídas perfumadas com água de flor de laranjeira. Como as cornes de gazelle são assadas apenas até dourar levemente, a massa retém uma textura tenra que se funde no centro.
Cendol, Singapura
Este doce gelado e sedoso é preparado com leite de coco gelado, adoçado com um xarope de açúcar de palma, o que lhe confere um sabor levemente fumado e caramelizado. Versões da sobremesa alegremente fresca podem ser encontradas em todo o sudeste da Ásia, mas com a adição de uma colher de feijão vermelho adoçado.
Crème Brûlée – França
Um dos ícones da gastronomia francesa, o crème brûlée é uma das sobremesas mais conhecidas e apreciados no mundo, presente no cardápio de doces de inúmeros restaurantes.
Dan Tats – Hong Kong
A sobremesa é um delicioso reflexo da globalização. À base de creme de ovo, a receita viajou o mundo com comerciantes portugueses até chegar em Hong Kong através da cidade vizinha Macau, ex-colônia portuguesa e tornando-se um sucesso no país asiático.
Gulab Jamun – Índia
Os tradicionais bolinhos indianos são preparados com uma massa preparada com uma colher de khoya, uma redução de leite de vaca ou búfalo que ferve por horas em fogo baixo. Depois, são fritos e embebidos um xarope aromático infundido com sementes de cardamomo e rosas.
Pão de canela – Suécia
O doce faz tanto sucesso no país nórdico que tem até uma data comemorativa: 4 de outubro. A iguaria à base de uma massa fermentada e depois enrolada com uma camada de açúcar e especiarias trigo é obrigatória no fika, o café da manhã sueco.
Torta eszterhazy – Hungria
Conhecida como bolo húngaro, a sobremesa é um dos símbolos dos dias de glória do império austro-húngaro se estendia por toda a Europa central. Para prepará-lo, rodelas finas de merengue de amêndoa são empilhadas entre listras de creme de chocolate, depois cobertas com uma camada de chocolate e fondant de baunilha.