da redação da Menu

Com o intuito de contar um pouco da história do Brasil, mostrando sua diversidade de culturas e biomas, a chef Heloísa Bacellar lançou o livro “Cozinha Brasileira – Histórias e Receitas”, em parceria com a Nadir Figueiredo.

É por meio de receitas e ingredientes que Heloísa mostra a essência de cada região brasileira, seus produtos indispensáveis e a nossa culinária tradicional, ainda pouco explorada.

A mandioca, em suas várias facetas, é uma das protagonistas do livro, como no tacacá (Foto: Divulgação/Romulo Fialdini)

“Fui estudar o que era mais significativo em cada uma das regiões. Mas como sou uma pessoa de pesquisar a fundo, acabei aumentando consideravelmente o número de receitas em relação à proposta inicial”, conta autora, que também escreveu “Cozinhando para Amigos”, “Cozinhando para Amigos II – Entre Panelas e Tigelas, a Aventura Continua” e “Bacalhau – Receitas e História”.

O principal destaque é a mandioca e todos os seus derivados, aparecendo em receitas como o bobó de camarão, o pão de queijo, a rabada com mandioca e agrião, o tacacá, o bolo de mandioca, o pudim de tapioca com baba de moça e o sagu no vinho tinto com creme inglês.

Cozinha Brasileira – Histórias e Receitas – Heloísa Bacellar (texto) e Romulo Fialdini (foto) – editora DBA (144 págs.) – R$ 40,00